MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Introdução à fotografia como arte

O curso aborda a relação entre fotografia e arte por meio de aulas teóricas expositivas que trabalham exemplos imagéticos representativos da história da arte.

Data

20/06/2016 a 25/07/2016

Horários

segundas, das 19h às 22h

Ingresso

R$150,00

Inscrições encerradas

Veja as condições dos Cursos MIS:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Desde sua invenção, na primeira metade do século XIX, a fotografia teve diferentes utilidades em vários momentos, ora apreendida como registro dos fatos, ora vista como expressão artística autêntica. Este curso visa atender o crescente interesse do público pelas relações entre arte e fotografia ao longo do tempo. 

Os temas serão abordados a partir de uma perspectiva panorâmica e baseados em exemplos imagéticos representativos de cada período. Neste primeiro módulo abordaremos o pictorialismo; as fotomontagens, seus usos e apropriações no discurso das vanguardas europeias; o surgimento e a consolidação da fotografia moderna; e, por fim, os primeiros passos daquilo que hoje conhecemos como fotografia contemporânea.  

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre os professores

Amana Salles é fotografa, Bacharel em Fotografia (Senac/ SP), pós-graduada em Comunicação Jornalística (PUC/SP) e mestranda em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Docente desde 2009, desenvolve e ministra aulas de fotografia em cursos técnicos e livres. Expos seus trabalhos em mostras coletivas como Caixa Preta, no MIS, e Acesso à Terra no Brasil, na Universidade de Harvard. Atualmente pesquisa as relações entre a linguagem cinematográfica e as fotorreportagens da revista Life.

Ângelo Manjabosco, natural de Três de Maio (RS), vive em São Paulo desde 2007. É graduado em Comunicação Social – Jornalismo (Unijuí, RS, 2006), pós-graduado em Fotografia (Senac, SP, 2009) e mestrando em Estética e História da Arte (USP). Recentemente colaborou como pesquisador nas exposições Fronteiras Incertas (MAC USP, 2013) e Claudia Andujar, no lugar do outro (Instituto Moreira Salles, 2015). Foi professor de fotografia no Senac/SP entre 2009 e 2014. Pesquisa a produção dos fotógrafos norte-americanos que trabalharam para a revista Realidade (1966-1974), da Editora Abril. Publicou artigos sobre fotografia na Folha de S. Paulo e na revista ZUM. Participou de exposições coletivas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Recebeu menção honrosa no Festival Paraty em Foco 2015, categoria multimídia.

Governo do Estado de SP