Introdução à história da arte: da arte rupestre à contracultura – 5 módulos
Curso online | 10 de março a 25 de junho, segundas e quartas, das 19h às 21h30
10.03
25.06
19h
Data
10 de março a 25 de junho, segundas e quartas, das 19h às 21h30
Módulo I: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de março
Módulo II: 31 de março e 02, 07, 09, 14 e 16 de abril
Módulo III: 28 e 30 de abril e 05, 07, 12 e 14 de maio
Módulo IV: 19, 21, 26 e 28 de maio e 02 e 04 de junho
Módulo V: 09, 11, 16, 18, 23 e 25 de junho
Horário
Das 19h às 24h
Valor
R$270 cada módulo ou R$ 1.080 o curso completo com 20% de desconto (condição não-cumulativa com outros descontos)
Política de descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso (valor máximo R$250)
50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)
50% de desconto para membros do Clube MIS
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Local
As aulas acontecem online, ao vivo, pela plataforma Zoom
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br
Público: indicado para maiores de 18 anos
O curso é dividido em cinco módulos, que podem ser cursados separadamente. As aulas tratam da produção cultural visual e das manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20.
A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, por um viés mais tradicional, sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros (as) e de povos nativos das Américas – produções que ao longo do tempo foram apagadas da história.
O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo, que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos saber, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.
“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman).
Módulo I – Da arte rupestre à Baixa Idade Média
Aula 1 | Arte rupestre e Egito Antigo
Conceitos de arte e de cultura visual. Arte como fonte histórica. Arte rupestre. Egito Antigo.
Aula 2 | Grécia Antiga
Períodos Arcaico, Clássico e Helenístico.
Aula 3 | Arte na Roma Antiga
Serão analisadas as características das obras na Roma Antiga, percebendo as semelhanças e diferenças em relação ao mundo grego além do surgimento de uma estética paleocristã.
Aula 4 | Arte bizantina e islâmica
Transformações ocorridas quando a capital do Império Romano se transfere para Constantinopla. Produção cultural visual e características estéticas da arte religiosa bizantina e islâmica.
Aula 5 | Alta Idade Média
Novos estilos: povos bárbaros, carolíngeos, otonianos e românicos. A fé militante.
Aula 6 | Baixa Idade Média
Características estéticas da arte gótica, transformações políticas, sociais e econômicas da cidade medieval e o período de transição para o que, na história da arte, se convencionou denominar Renascimento.
Módulo II – do Renascimento ao Maneirismo
Aula 1 | Renascimento – Trecento
Transformações sociais e estéticas do período. Abordagem de forma crítica do conceito de “renascimento”. Características da produção cultural visual produzida no período denominado Trecento.
Aula 2 | Renascimento – Quattrocento
Características estéticas da arte e de artistas do século 15 com discussão do contexto histórico, retomando a crítica ao conceito de “renascimento” e acrescentando um olhar crítico às noções de beleza e genialidade.
Aula 3 | Renascimento – Cinquecento
Características estéticas e os artistas do século 16, último período da Renascença Italiana. Características estéticas e artistas mais citados, além do contexto de transição para o Maneirismo.
Aula 4 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 1)
Contexto político, social, cultural e econômico. Apresentação e discussão de artistas dos Países Baixos, Flandres, Sacro Império Germânico, Inglaterra e Península Ibérica do mesmo período do Renascimento que ocorria na Itália.
Aula 5 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 2)
Encerramento da discussão sobre o conceito de “renascimento” e as possibilidades de leituras de tais obras na contemporaneidade.
Aula 6 | Maneirismo
Artistas maneiristas e suas obras, contexto histórico e cultural do século 16 e a revisão dos valores clássicos privilegiados pela Renascença. Análise das expressões do Maneirismo no Brasil.
Módulo III – do Barroco à arte acadêmica
Aula 1 | Barroco – Europa (parte 1)
Características estéticas da arte barroca na Europa. Análise do contexto social, cultural e político e a relação direta do Barroco com a Contrarreforma e com o Absolutismo.
Aula 2 | Barroco – Europa (parte 2)
Características da arte barroca nos Países Baixos e na Península Itálica, entre outras regiões europeias.
Aula 3 | Barroco – América Latina em geral
Estética barroca e as possibilidades que ela trouxe na representação de uma religiosidade latino-americana. Características regionais do estilo no Brasil.
Aula 4 | Rococó – Europa e Brasil
Características e artistas do estilo Rococó, que surgiu na França no século 18 como um desdobramento do Barroco. Obras que podem ser consideradas arte rococó ou influenciadas por ela no Brasil.
Aula 5 | Arte acadêmica
Neoclassicismo europeu. Arte e identidade nacional. Surgimento dos museus. O estilo neoclássico e o contexto sociocultural que fomentaram a estética que resgata valores clássicos da Antiguidade. Como a arte acadêmica foi utilizada para a construção da identidade nacional na Europa através dos museus.
Aula 6 | Arte acadêmica no Brasil
Missão artística francesa (1816). Arte e identidade nacional nos museus brasileiros. Continuação da aula anterior, com foco na produção artística brasileira no século 19, com o surgimento da Escola de Belas Artes. Tentativa da construção de uma identidade nacional a partir do uso da cultura visual.
Módulo IV – do Romantismo ao Brasil modernista
Aula 1 | Romantismo
A construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Revolução Industrial, Independências). A cultura visual da vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.)
Aula 2 | Realismo
Estudo da pintura e escultura realista como crítica social, críticas contextualizadas à arte acadêmica, ao Nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo Neoclassicismo que reverbera na atualidade.
Aula 3 | Impressionismo e Pós-impressionismo
Conceito de moderno/modernidade nas artes, entendendo o contexto histórico e cultural da época. Primeira vanguarda europeia: o Impressionismo e seu desdobramento, o Pós-impressionismo. Surgimento da fotografia e as experiências artísticas com essa nova técnica.
Aula 4 | Simbolismo, Fauvismo, Expressionismo
Artistas das vanguardas europeias. Serão estudados os movimentos citados, relacionando a produção ao contexto, sem desconsiderar nosso olhar atual sobre tais produções.
Aula 5 | Cubismo, Futurismo, Suprematismo
Vanguardas e a relação com o contexto político europeu.
Aula 6 | Brasil modernista
Retomada do conceito de moderno/modernidade com o olhar para as produções de artistas brasileiros na chamada fase inicial do Modernismo no Brasil.
Módulo V – do Abstracionismo à pop art e à contracultura
Aula 1 | Abstracionismo, Dadaísmo, ready-made e Surrealismo
Retomada das discussões acerca do conceito de moderno/modernidade. Movimentos abstracionista e dadaísta, com destaque para as obras ready-made e sua provocação sobre o conceito de arte.
Aula 2 | Art nouveau e outros processos de uso das artes gráficas
O estilo conhecido como art nouveau e outras propostas de artes gráficas para entender a utilização de imagens em publicidade, sejam imagens para vender produtos ou para vender propostas de governos. Bauhaus e o art déco.
Aula 3 | Modernismo na América Latina
Impactos do Modernismo na América Latina, o movimento muralista mexicano e as obras de Frida Kahlo e outros artistas latino-americanos do período.
Aula 4 | Modernismo no Brasil do Estado Novo
Vida dos artistas após a Semana de Arte Moderna de 1922. Outras fases do Modernismo no Brasil e o uso de imagens durante o regime ditatorial do Estado Novo.
Aula 5 | A arte no pós-guerra
O pensamento plástico após as desilusões da 2ª Guerra Mundial. Concretismo, Neoconcretismo e Expressionismo Abstrato.
Aula 6 | Caminhos da arte na segunda metade do século 20
Década de 1960: como os movimentos de contracultura, tais como a tropicália, criaram a base para a arte contemporânea. Pop art, op art, performances e contracultura.
Sobre a professora
Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em história pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência nas áreas de educação em museus, educação patrimonial e mediação cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de história na educação básica e, no ensino superior, como professora nos cursos de licenciatura em história, pedagogia e artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da arte.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
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Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
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A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
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