MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Introdução à História da Arte - do Romantismo ao Brasil modernista

08, 13, 15, 20, 22 e 27de maio, segundas e quartas, das 19h às 21h30

Data

08, 13, 15, 20, 22 e 27de maio, segundas e quartas 

Horário

Das 19h às 21h30

Valor

R$270

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)   

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro.

“Diante da imagem, estamos sempre diante do tempo.” (Georges Didi-Huberman)   

O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e as ideias de beleza, qualidade, patrimônio cultural, entre outras.  

Este curso tem foco nas artes visuais e seu principal objetivo é proporcionar caminhos para a interpretação de obras de arte e imagens produzidas ao longo do tempo, bem como refletir sobre as ideias contidas em tais produções culturais visuais que permaneceram ao longo da história ocidental. Assim, algumas questões que norteiam o curso são as seguintes: como podemos entender a história a partir das imagens? Como saber sobre as histórias das imagens? A produção cultural visual das sociedades nos dá pistas sobre como pensavam e como queriam fazer pensar?   

A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da história da arte e da cultura visual, apresentando, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da história. 

O curso é dividido em cinco módulos (podem ser cursados separadamente), que vão tratar da produção cultural visual e manifestações artísticas desde a chamada pré-história até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20. Em cada encontro, serão abordados os principais aspectos relacionados à estética do período estudado, os principais artistas e o contexto histórico, cultural e social em que tais obras foram produzidas.   

O curso tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecerão de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas e exibidas para análise, bem como seus contextos (produção e recepção).   

Módulo IV – do Romantismo ao Brasil modernista 

Aula 19 | Romantismo. Imagens que criam imaginários. Era das revoluções. 

Esta aula analisará a construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Industrial, Independências). Tratará também da cultura visual presente na vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.) 

Aula 20 | Realismo. Ciência e crítica social. 

Estudo da pintura e escultura realista como crítica social para, a partir daí, tecer considerações críticas contextualizadas à arte acadêmica, ao nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo neoclassicismo que reverbera na atualidade. 

Aula 21 | Impressionismo e pós-impressionismo. Fotografia. 

Conceito de moderno/modernidade nas artes, entendendo o contexto histórico e cultural da época. Primeira vanguarda europeia: o Impressionismo e seu desdobramento, o pós-impressionismo. Surgimento da fotografia e as experiências artísticas com essa nova técnica. 

Aula 22 | Simbolismo. Fauvismo. Expressionismo. 

Seguindo a apresentação de artistas das vanguardas europeias, serão estudados os movimentos citados, relacionando a produção ao contexto, sem desconsiderar nosso olhar atual sobre tais produções. 

Aula 23 | Cubismo. Futurismo. Suprematismo. 

Vanguardas e a relação com o contexto político europeu. 

Aula 24 | Brasil modernista antes da Semana de Arte Moderna de 1922. Semana de Arte Moderna. 

Retomada do conceito de moderno/modernidade com o olhar para as produções de artistas brasileiros na chamada fase inicial do modernismo brasileiro. 

Módulo V – do Abstracionismo a Pop art e contracultura 

Aula 25 | Abstracionismo, Dadaísmo, ready-made e Surrealismo. 

Retomada as discussões acerca do conceito de moderno/modernidade, contextualizando histórica e culturalmente a Europa entre guerras. Movimentos abstracionista e dadaísta, com destaque para as obras ready-made e sua provocação sobre o conceito de arte. Surrealismo e seu contexto. 

Aula 26 | Art nouveau e outros processos de uso das artes gráficas. Art déco. 

Nesta aula, será tratado do estilo conhecido como art nouveau e outras propostas de artes gráficas para entender a utilização de imagens em publicidade, sejam imagens para vender produtos, sejam imagens para vender propostas de governos. Bauhaus e do art déco. 

Aula 27 | Modernismo na América Latina. 

Impactos do modernismo na América Latina, onde os maiores expoentes são o movimento muralista mexicano e as obras de Frida Kahlo. Outras/os artistas latino-americanos do período, contextualizando suas obras. 

Aula 28 | Modernismo no Brasil do Estado Novo. 

Após a semana de Arte Moderna de 1922, as/os artistas modernistas seguiram criando. Outras fases do modernismo brasileiro e o uso de imagens durante o regime ditatorial do Estado Novo. 

Aula 29 | A arte no pós-guerra: concretismo, neoconcretismo e expressionismo abstrato. 

Nesta aula, será abordado, a partir de algumas obras, o pensamento plástico após as desilusões da 2ª Guerra Mundial. 

Aula 30 | Caminhos da arte na segunda metade do século 20: pop art, op art, performances e contracultura 

Na última aula do curso, será discutida a década de 1960, os movimentos de contracultura como a Tropicália, por exemplo, para que conhecer a produção artística que baseou a chamada arte contemporânea. 

Sobre a professora Valeria Peixoto de Alencar

Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.  

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP