MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Introdução à História do Videoclipe

O curso Introdução ao Videoclipe apresenta os principais diretores e realizações que, ao longo dos últimos quarenta anos, transformaram esse num dos mais influentes e importantes formatos audiovisuais para a história da música, da televisão e do cinema.

Data

30/10/2014 a 27/11/2014

Horários

quintas, 19h às 22h

Ingresso

R$ 150

Seleção: ordem de chegada das inscrições

Inscrições encerradas

Confira as condições dos Cursos MIS

O curso História do Videoclipe apresenta os principais diretores e realizações que, ao longo dos últimos quarenta anos, transformaram este num dos mais influentes e importantes formatos audiovisuais para a história da música, da televisão e do cinema.

Madonna, Michael Jackson, Björk, Rolling Stones, U2, REM, Lady Gaga, Spike Jonze, Michel Gondry, David Fincher e a dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris são alguns dos nomes destacados nas cinco aulas, que demonstram como o videoclipe é fruto de uma longa história que vem desde o surgimento do cinema e do fonógrafo.

Também será avaliado como foi fundamental para a consolidação da televisão segmentada a cabo no mundo e por que se tornou o gênero audiovisual mais acessado no YouTube e mais compartilhado nas redes sociais. Os encontros tratam ainda da história dos principais realizadores, que hoje brilham também no cinema, e das produções inesquecíveis. 

Além disso, participa de um encontro do curso um dos mais importantes, respeitados e profícuos diretores de videoclipes do Brasil, Mauricio Eça. Ele palestra a respeito do seu modo de criação e a relação que estabelece com os artistas com os quais trabalha, como Racionais MCs, Pitty, Frejat, Arnaldo Baptista, entre outros, destacando os casos mais conhecidos e curiosos das mais de 120 produções que realizou até agora.

Sobre o professor
Guilherme Bryan é doutor em Estudos dos Meios e da Produção Midiática pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio e Televisão do Centro Universitário Belas Artes. Foi colunista de videoclipes nos portais MTV Brasil, Multishow e Yahoo!Brasil; é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 Anos de Samba, a ser exibida em 2014 pelo Canal Brasil; foi chefe de jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM; subeditor da revista Cult; e com textos publicados no Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo, Rolling Stone, Bizz, Revista da Cultura, Língua Portuguesa e Revista do Brasil. É autor do livro Quem tem um sonho não dança – cultura jovem brasileira nos anos 80 (ed. Record, 2004) e pesquisador de texto de Noites Tropicais (Objetiva, 2000), de Nelson Motta.

Sobre o palestrante
Mauricio Eça é diretor de mais de 120 videoclipes, entre eles clássicos como Diário de um Detento, dos Racionais MC’s; Regina Let’s Go, do CPM 22; Máscara e Admirável Chip Novo, da Pitty; “alada do Louco” de Arnaldo Baptista; Melissa, do Bidê ou Balde; Garota de Berlim, do Supla e Bagulho no Bumba, dos Virgulóides.

Governo do Estado de SP