MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Introdução à preservação de acervos audiovisuais com ênfase na documentação e difusão de imagens em movimento

Através de atividades teóricas e prática a oficina abordará os procedimentos para conservação, documentação, difusão e digitalização de acervos audiovisuais.

Data

30/09/2010 a 01/10/2010

Horários

qui e sex, 9h-18h

Inscrições pelo telefone (16) 3636-1206, ramal 205, ou pelo e-mail gabinete@cultura.pmrp.com.br

Com Patricia Lira

Para aprimorar o conhecimento dos profissionais de museus e desenvolver a área museológica no interior do Estado, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a prefeitura, realizará uma oficina de capacitação preservação de acervos audiovisuais.

A oficina, oferecida pelo Museu da Imagem e Som de São Paulo (MIS), abordará os procedimentos para conservação, documentação, difusão e digitalização de acervos audiovisuais. Através de atividades teóricas e práticas, serão enfatizados os aspectos técnicos, teóricos e humanos da salvaguarda e da abertura à pesquisa deste tipo de acervo. A oficina acontecerá na Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

Programa:
1.    Procedimentos básicos para conservação de acervos audiovisuais: área de guarda para meios magnéticos: espaço, climatização e mobiliário; área de guarda para películas cinematográficas: espaço, climatização e mobiliário; manuseio adequado; discos ópticos

2.    Documentação de acervos audiovisuais: preenchimento de fichas de registro de entrada, de inventário e de catalogação. Serão abordadas as especificidades da documentação de diversos tipos de registros e suportes.

3.    Difusão de acervos audiovisuais: preparando o acervo para a pesquisa; atendimento ao pesquisador; acesso a originais; direitos autorais; procedimentos para empréstimo; procedimentos para reprodução; alternativas para exposições

4.    Digitalização de acervos audiovisuais: quando digitalizar; estabelecendo prioridades e critérios para a digitalização; meios de armazenamento e meios de difusão; a digitalização de acervos e a Lei de Direitos Autorais Brasileira (Lei nº 9610/98).

Sobre Patricia Lira
Patricia Lira é Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Atuou como educadora em diversas instituições culturais da cidade de São Paulo e como pesquisadora no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e no Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é documentalista, pesquisadora e responsável pelo atendimento ao pesquisador no Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Governo do Estado de SP