Data
27/10/2018 a 28/10/2018
Horários
Sábado, das 14h30 às 18h Domingo, das 14h30 às 16h
Ingresso
Gratuito, retirada de ingresso com 1 hora de antecedência na Recepção MIS
A
Anualmente, o Kleztival traz uma seleção de filmes e atividades que celebram a música judaica em diversos espaços da capital paulista. Em 2018, o MIS recebe sessões de filmes e apresentações musicais no fim de semana de 27 e 28 de outubro – entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO
27/10 – sábado
14h30 – Exibição do filme Nascido em Jerusalém (Israel), com Yehoram Gaon
O cantor Yehoram Gaon, nascido em Jerusalém, faz um tour musical pela sua cidade natal, destacando suas atrações, cultura e pessoas. Realizado poucos anos após a guerra dos 6 dias que reunificou a cidade de Jerusalém sob comando israelenses, o filme se insere no contexto da euforia provocada por essa vitória e desvela uma narrativa de um novo Israel, que deixa para trás os primeiros anos do Estado e que irá ensejar mudanças dramáticas nas esferas políticas, sociais, econômicas e culturais.
16h – Exibição do filme O maestro, em busca da última música – (França/ Itália), em parceria com KKL
Em Barletta, uma pequena cidade do sul da Itália, o maestro Francesco Lotoro, pianista excepcional, dedica-se, há mais de30 anos, a buscar e decifrar todas as partituras escritas e compostas nos campos de concentração nazistas durante a II Guerra Mundial. O filme captura uma busca emocionante para superar o esquecimento e preservar a memória dessas mulheres e homens – de todas as nacionalidades e origens – que transformaram a música em um ato de resistência.
18h – Exibição do filme Preto sobre branco (Israel), com Idan Reichel
TomerHeymann seguiu a banda israelense pop / world-beat The IdanRaichelProject em sua turnê de 2006 para a Etiópia e produziu este documentário. O filme, parte alegre, parte exame do multiculturalismo em Israel, é um passeio com os jovens membros da banda israelense-etíope-iemenita, que meditam sobre a perda de sua herança e sua empolgação enquanto turistas que abraçam raízes na África. Shachor al Lavan habilmente explora a diversidade cultural e sua experiência com o racismo em Israel. Enquanto um dos músicos se reúne com sua avó em Addis Abeba, a música é feita com aldeões rurais e em clubes urbanos, o filme é permeado por discussões emocionantes da identidade hifenizada de membros da banda. Diretor: TomerHeymann
21h – Concerto de encerramento do Kleztival, com a Orquestra Kleztival
28/10 – domingo
14h30 – Exibição do filme Jerusalém do Leste – Jerusalém do Oeste (Israel), com David Broza
David Broza, o cantor e compositor israelense, tenta realizar seu sonho decooperação e diálogo entre israelenses e palestinos através da música. Durante 8 dias e noites de criação conjunta em um estúdio de Jerusalém Oriental, uma mensagem de igualdade e unidade surge. Diretores: Henrique Cymerman, Erez Miller.
16h – Festa de encerramento com Harcada (danças) e a participação da Orquestra Kleztival