MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas

O MIS realiza o lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas. A apresentação tem entrada gratuita e será realizada no Auditório MIS.

Data

01/12/2015

Horários

19h30 Abertura 20h Apresentação ao vivo 20h40 Lançamento do CD-livro com coquetel

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS

O MIS realiza o lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas. A apresentação tem entrada gratuita e será realizada no Auditório MIS.

A obra é composta por seis trechos de sermões de Padre Antônio Vieira musicados através de processo eletroacústico de edição e mixagem. O lançamento acompanha uma apresentação com participação do ator português Luís Lima Barreto, três cantores solistas e dois coros, sob regência de Vitor Gabriel, percussão de Elson Leonidas e execução de música eletroacústica de Vanderlei Lucentini. A musicóloga e pesquisadora Anna Maria Kieffer assina a concepção do projeto e participa da apresentação como solista, além de convidar a todos para uma sessão de autógrafos deste CD-Livro.

No CD, os trechos do texto original de Vieira são acompanhados e entremeados de música, incluindo adaptações de canto gregoriano, citações de música brasileira do período colonial, música tradicional indígena além de cantos compostos especialmente para os personagens que Vieira cita e aos quais dá voz no corpo de seus sermões. Todas essas diferentes modalidades de expressão musical são mescladas à música eletroacústica composta por Vanderlei Lucentini, com o objetivo dar unidade à obra e propor uma leitura musical contemporânea dos textos de Vieira.

A concepção geral, a composição dos cantos e a direção musical é de Anna Maria Kieffer. A composição eletroacústica, de Vanderlei Lucentini. A adaptação dos gregorianos é de Vitor Gabriel. A proposta inicial, e a seleção dos trechos dos sermões, de Joaci Pereira Furtado.
 
Padre Antonio Vieira é o inspirador deste projeto. Nasceu em Lisboa, em 1608, tendo vindo para o Brasil com a família aos seis anos de idade. Considerado pelo poeta Fernando Pessoa como “o imperador da língua portuguesa”, foi pregador, diplomata, político e uma das mais importantes e internacionais figuras luso-brasileiras do século 17. Viveu muitos anos no Brasil, em diversas ocasiões, no Pará, Maranhão, Ceará e na Bahia, onde redigiu os últimos sermões e faleceu em 1687.
Governo do Estado de SP