Data
06/12/2011
Horários
19h
O MIS recebe o lançamento do livro A Primavera do Dragão – A Juventude de Glauber Rocha, do jornalista e escritor Nelson Motta. A obra biográfica conta o melhor da história de Glauber Rocha, estrela da geração que projetou o cinema brasileiro para o mundo.
Nelson evoca o nascimento do cineasta em Conquista, no interior baiano. Refaz as andanças do artista pela efervescente capital baiana, geralmente acompanhadas pelo amigo João Ubaldo Ribeiro. Recorda as experiências ainda embrionárias de Glauber no cinema, com os curtas-metragens Pátio e Cruz na Praça e o primeiro longa Barravento, produzidos sob o impacto de Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, e do neorrealismo italiano, de Rossellini. Descritos com cortes cinematográficos, seu foco são os anos que antecederam ao estouro de Deus e o Diabo na Terra do Sol, obra-prima do Cinema Novo, até a disputa do filme em Cannes com Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos.
Na mesma data, o MIS realiza sessão do longa Deus e o Diabo na Terra do Sol, uma das obras mais marcantes e conhecidas de Glauber Rocha.
Sobre Nelson Motta
Personalidade proeminente na cultura brasileira desde os anos 60, Nelson Motta nasceu em São Paulo em 1944 e aos seis anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro. É jornalista, compositor, produtor musical e escritor. É autor de Noites Tropicais, Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia, Ao som do mar e à luz do céu profundo, todos lançados pela Objetiva. Atualmente é colunista de “O Globo” e do “Jornal da Globo”. Como autor de ficção, Nelson Motta já publicou os policiais O canto da sereia e Bandidos e mocinhas, todos também pela Objetiva.