MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Lançamento do livro “THEREZA EUGÊNIA: PORTRAITS 1970-1980″ – 2a. edição

Data

11.05

Horário

16h

Ingressos

Gratuito

Local

Foyer Auditório MIS

“Portraits” é uma viagem pela música popular brasileira dos anos 1970 e 1980. As fotografias revelam a intimidade dos artistas, os bastidores dos shows e momentos únicos que só uma artista com a presença de Thereza Eugenia poderia captar. A fotógrafa conversa com os jornalistas Paulo Henrique de Moura e Ygor Kassab sobre sua vida e obra, contando detalhes dos registros das imagens e curiosidades de sua produção profunda e sensível. Após o bate-papo, será realizada uma sessão de autógrafos. 

Sobre a fotógrafa 

Thereza Eugênia Paes nasceu em Serrinha, sertão da Bahia, no ano de 1939. Desde a infância, acompanhava a avó, que tinha um laboratório de revelação, sempre fascinada com os processos. Formou-se em enfermagem pela Universidade da Bahia e, em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro. É lá que compra sua primeira máquina fotográfica, ainda não profissional. Começa a fotografar no final da década de 1960, registrando cantores e músicos. A qualidade de seu trabalho e seu tráfego livre entre os artistas da época renderam marcos da produção audiográfica. Suas imagens estamparam capas de diversos álbuns, como “Drama 3º ato” (1973) e “Ciclo” (1983), de Maria Bethânia; “Temporada de verão” (1974), de Caetano, Gil e Gal; “Gal canta Caymmi” (1976), entre tantos outros. Em 2015, fotos que Thereza Eugênia fez de seu grande amigo e produtor musical Guilherme Araújo abriram a Casa de Cultura Guilherme Araújo, em Ipanema. Em 2021, foi lançado o livro “Thereza Eugênia: Portraits 1970-1980″, uma coletânea dos retratos mais icônicos da carreira da fotógrafa, com nova edição pela Editora Motriz em 2024. 

Sobre os convidados 

Ygor Kassab é jornalista e analista de comunicação. É autor dos livros “Ruth de Souza: a menina dos vaga-lumes – 100 anos de história”, lançado em 2021 pela Giostri Editora; e “O aroma intenso das pétalas” e “As linhas da alma”, lançados pela Editora Matarazzo. É também coautor, ao lado de Helena Mendes Rotundo Wiechmann, Gilda Zammataro Bandeira de Mello e Sonia Vera Arruda Massara, do livro “Avós da razão: Quebrando a cristaleira!”, sobre etarismo e a terceira idade, lançado pela Editora Planeta em 2023. 

Paulo Henrique de Moura é jornalista com especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como assessor de imprensa na área musical, é diretor artístico na Companhia de Discos do Brasil e professor do curso livre de Jornalismo Cultural no Centro Universitário Belas Artes desde 2013. Já foi assessor de imprensa e diretor de conteúdo na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e docente na pós-graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo no Centro Universitário Belas Artes. Atuou como produtor na editoria de cultura em veículos como Record News e Canal Futura, como repórter no iG Moda e iG Gente e em diversas agências de assessoria de imprensa em São Paulo. 

Governo do Estado de SP