MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Lançamento: Livro Diorama – Marcelo Tinoco

 O MIS convida para o lançamento do livro “Diorama”, do artista Marcelo Tinoco, no dia 6 de Setembro, às 16h. O fotógrafo foi revelado em 2012 pelo programa Nova Fotografia do MIS, com a série "Timeless".

Data

06/09/2014

Horários

16h – 17h30

 O Museu da Imagem e do Som convida para o lançamento do livro “Diorama”, do artista Marcelo Tinoco, no dia 6 de Setembro, às 16h. O fotógrafo foi revelado em 2012 pelo programa Nova Fotografia do MIS, com a série "Timeless".

O livro é resultado do XIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, tem texto de apresentação do curador Ricardo Resende e é composto por uma série de fotografias que juntam histórias para narrar o tempo. O livro traz também textos dos curadores Mario Gioia e Paula Alzugaray. Marcelo Tinoco usa da manipulação digital de elementos plásticos e figurativos para explorar a fronteira entre o real e o ficcional. O seu processo artesanal de construir “quadro a quadro” define sua técnica como uma espécie de “foto pintura-quadro”, experimentações que ampliam a noção de linguagem fotográfica.

Para Ricardo Resende, as obras de Tinoco criam sensações visuais que buscam destacar expressões e situações humanas, criando uma condição fotográfica que dialoga com nossa memória, com o nosso imaginário de tempos remotos somados à situações atuais.

Sobre o artista
Marcelo Tinoco nasceu (1967) e reside em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, possui estúdio fotográfico desde 1995, que atuava para as áreas: editorial, publicitária e livros de arte. A partir de 2009, começou a se dedicar exclusivamente a fotografia autoral e pesquisa para aprimoramento de seu trabalho artístico. Começou a expor em 2010. Em seus trabalhos autorais, as paisagens, as personagens, as situações – primeiro documentadas em viagens, logo dissecadas e arquivadas em banco de dados – são submetidas a um exercício de reciclagem que resulta em imaginário nômade. Em cada imagem, a colagem de instantes decisivos e a aproximação de geografias até então díspares. Como exposições podemos citar: individual Fotorama, na Galeria Nuvem, São Paulo (2010), individual Fotorama, no Consulado Brasileiro de Frankfurt, Alemanha (2011), individual do Projeto Nova Fotografia, no Museu da Imagem e do Som, MIS, São Paulo (2012), individual Timeless, II Mostra do Programa de Fotografia do CCSP, São Paulo (2012/2013), participação na I Foto Bienal MASP / Pirelli, MASP, São Paulo (2013) e MON, Curitiba (2013/2014).

Sobre o curador
Ricardo Resende é mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), tem carreira centrada na área museológica. Trabalhou de 1988 a 2002, entre o MAC-USP e o MAM-SP, quando desempenhou as funções de arte-educador, produtor de exposições, museógrafo, curador assistente e curador de exposições. Desde 1996, é consultor do Projeto Leonilson. De março de 2005 a março de 2007, foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceará. Em 2007 participou de residência artística, como crítico convidado do Lugar a Dudas, em Cali, Colômbia. De janeiro de 2009 a junho de 2010, foi diretor do Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional das Artes, do Ministério da Cultura. Atualmente é o diretor geral do Centro Cultural São Paulo. Em 2011 foi curador das mostras retrospectivas Sob o Peso dos Meus Amores, do artista Leonilson, no Itaú Cultural e Sérvulo Esmerado, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em São Paulo.

Governo do Estado de SP