Data
11/07/2020 a 12/07/2020
Horários
16h (filme) 18h (bate-papo)
Ingresso
Gratuito – atividade online
O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS, realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo com especialistas.
A edição do próximo sábado, 11 de julho, exibe e discute o filme A guerra dos paulistas (dir. Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, Brasil, 2002, 55min). A sessão, realizada em parceria com a Tv Cultura e a Buriti Filmes, acontece gratuitamente às 16h.
Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h, no canal do YouTube do MIS. Para assistir ao filme é necessária inscrição prévia por meio deste link a partir de quinta-feira, 09.07.
O documentário A guerra dos paulistas, retrata de forma didática e acessível o momento histórico da Movimento Constitucionalista de 1932. A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais, o filme tenta responder a perguntas como quais foram as motivações para o início guerra; quem estava envolvido; quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento e como a guerra se encerrou.
Participam do debate Luiz Bolognesi (cineasta, roteirista, dirigiu o documentário A guerra dos paulistas e produziu a série documental Guerras do Brasil.doc) e Cláudia Viscardi (doutora em História Social, autora entre outros de A República Revisitada: Construção e Consolidação do Projeto Republicano Brasileiro), Chico Santos (cineasta, roteirista, especialista em gênero documentário, diretor de Estamos todos aqui) e mediação de Matias Pinto (historiador, apresentador do podcast Xadrez Verbal).
Esta edição do bate-papo de cinema Pontos MIS integra o MIS debate, que traz o tema 1932: cultura e sociedade, que será abordado em cinco conversas ao vivo com especialistas no canal do YouTube do museu.
Inscreva-se para assistir ao filme.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

