MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Bate-papo de cinema Pontos MIS | Eles não usam black-tie

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS, apresenta o  filme Eles não usam black-tie.

Data

25/07/2020 a 26/07/2020

Horários

15h30 (filme) 18h (bate-papo ao vivo)

Ingresso

Gratuito – atividade online

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, apresenta nesta semana o premiado filme Eles não usam black-tie (dir. Leon Hirszman, Brasil, 1981, 134 minutos), que se passa na São Paulo de 1980 durante a efervescência dos movimentos grevistas que lutavam contra práticas exploradoras.

O filme será exibido às 15h30, mediante inscrição prévia por este link a partir de quinta-feira, 23.07. Após a sessão, acontece, às 18h,  um bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube com as presenças da jornalista, crítica de arte e curadora Maria Hirszman, do professor do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) Reinaldo Cardenuto Filho e do artista e professor Eduardo Bordinhon na mediação.

No filme, os jovens operários Tião e Maria decidem se casar ao saber da gravidez de Maria. Otávio, pai de Tião e ex-preso político da ditadura, é um militante sindical que organiza um dos movimentos grevistas que eclode no período.

Esta greve divide a categoria metalúrgica, inclusive Tião, que, preocupado com o início de sua família e temendo perder o emprego, fura a greve, entrando em conflito com seu pai, Otávio. O filme foi ganhador do prêmio FIPRESCI e do Grande Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza de 1981 e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes

Confira o bate-papo ao vivo.

Eduardo Bordinhon (MEDIADOR) 

É artista e professor, trabalha com teatro – estéticas contemporâneas e intervenções urbanas ou site specific – e audiovisual – sobretudo com processos analógicos, com os quais investiga relações de tempo, memória e trabalho. É doutorando em Multimeios e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, onde é membro do Grupo de Estudos sobre o Ator no Audiovisual, pesquisando, além de interpretação e direção, estéticas do ator no cinema.

Maria Hirszman 

É jornalista, crítica de artes e curadora. Atua na área de artes visuais desde 1996, tendo trabalhado na editoria de Variedades, do Jornal da Tarde, e no Caderno 2, do Estado de S. Paulo. É pesquisadora em história da arte, com mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente leciona história da arte na Facamp (Faculdade de Campinas, colabora com a revista Arte!Brasileiros e dedica-se ao desenvolvimento de projetos curatoriais em diferentes espaços culturais paulistas.

Reinaldo Cardenuto

Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Reinaldo Cardenuto é graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendeu em 2014 a tese "O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro", pela qual recebeu três premiações. Com pesquisas voltadas principalmente para as áreas de História do Cinema e Dramaturgia, nos últimos anos publicou artigos como "Dramaturgia de avaliação: o teatro político dos anos 1970" (2012, revista Estudos avançados), "L'écriture de l'histoire dans le cinéma de Leon Hirszman" (2013, Cinémas d'Amérique Latine), "Mais humor, menos política: uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro" (2016, revista Varia história) e "Ser cineasta, ser historiador: Patricio Guzmán entre as memórias e a nostalgia da luz" (2017, catálogo Paixão de memória). Em 2016, dirigiu o seu terceiro documentário, "Entre imagens (intervalos)", premiado como o melhor curta-metragem no VII Festival Internacional Cinema de Fronteira. No mesmo ano, foi curador da exposição "Antonio Benetazzo, permanências do sensível", que resultou na publicação de um livro homônimo sobre esse artista plástico e militante político assassinado durante o regime militar. Integrante do corpo editorial da revista Significação, foi professor da Fundação Armando Alvares Penteado (de 2007 a 2018), além de docente temporário na ECA-USP (de 2017 a 2018).

SOBRE O #MISEMCASA

A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

Governo do Estado de SP