MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Festival do Minuto – Mostra Melhores Minutos 2020

Esta edição apresenta a Mostra Melhores Minutos 2020 do Festival do Minuto, que traz os 45 trabalhos selecionados, além de bate-papo ao vivo com alguns realizadores.

Data

14/08/2021

Horários

Filme disponível de 12.08 (às 11h) até 14.08. Bate-papo ao vivo no dia 14 de agosto, às 18h, no canal do MIS YouTube

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.  

Esta edição apresenta a Mostra Melhores Minutos do Festival do Minuto 2020, que traz os 45 trabalhos selecionados, incluindo vídeo-minutos de todas as regiões do Brasil e de diversos países, desde Vila Velha/ES, Jacobina/BA e Pacatuba/CE até Uruguai, Dinamarca e Sri Lanka. Durante o bate-papo que acontece no canal do MIS no YouTube serão anunciados os três vencedores do Troféu Minuto. Participam da conversa alguns realizadores dos curtas selecionados: Mônica Zonta (“A caixa”, SP, 2020), Jackson Abacatu (“100m”, MG, 2020) e Luis Henrique Evo (“Vem vindo alguém, será?”, MG, 2020).   

Acesse este link de 12.08 (às 11h) a 14.08 para assistir gratuitamente aos filmes e acompanhe o bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube.  

*com interpretação em Libras 

Sobre os convidados:  
Mônica Zonta
 é professora na rede pública de São Paulo há 10 anos e meio, mas já atua na Educação há 17. É formada em Pedagogia e especialista em Educação especial e inclusiva. Foi finalista do prêmio Educador Nota 10 em 2019, com o projeto Programando Problemas. Foi premiada no concurso Festival do Minuto 2020 com o vídeo “A caixa”. O minuto também ficou entre os 10 melhores vídeos no 29th Croatian One-Minute Film Festival foi selecionado para o primeiro Festival Cinema Negro em Ação. No momento, atua na Educação de Jovens e Adultos, como professora alfabetizadora. 
 
Jackson Abacatu é artista plástico, cineasta e músico, formado em Cinema de Animação e Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Já realizou dezenas de curtas e videoclipes, que foram exibidos em diversos países, como Argentina, Colômbia, Canadá, Itália e Armênia. Lançou dois álbuns como artista solo: “Trilhas sonoras de filmes quiméricos” (2018) e “Abstract Works” (2019). É diretor da produtora audiovisual Etama Produções e vice-presidente do Centro Mineiro de Voluntariado Transformador –  Minas Voluntários. 

Luis Henrique Evo é documentarista, filmmaker e amante de roda de samba. Em 2013, fundou a produtora Primata Filmes (www.primatafilmes.com.br), cuja atuação é focada na produção e realização de peças audiovisuais e promocionais para as áreas da música, dança e teatro, além de documentários, produções ao vivo, institucionais e séries para web. Atualmente, produz e dirige a série “Vidas (ou)vidas” e está em processo de finalização de seu segundo documentário, chamado “Maio”, filmado juntamente com o pesquisador João Paulo Araújo e Elis Mori, na ilha de Maio, em Cabo Verde, onde tentam mostrar e compreender os conflitos e as dinâmicas sociais em torno da pesca artesanal no arquipélago. 

Sobre o Festival do Minuto

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países. Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem. No campo da educação, o Festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública. Além disso, se compromete com a divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual formas para se comunicar e expor suas ideias. Atualmente, possuem um acervo de mais de 35 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Tata Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e e Lefosse (patrono).

Governo do Estado de SP