MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco | Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou

Com participação de Bárbara Paz, o programa debate o filme “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, com mediação de Giuliana Monteiro e Vanise Carneiro

 

Data

29/05/2021

Horários

Filme disponível a partir de 21h de 28/05 até 21h de 29/05 Bate-papo ao vivo no dia 29/05 às 18h no canal do MIS Youtube   

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cinceclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.  

Esta edição é a última da Mostra Babenco, que apresentou três obras de um dos mais importantes cineastas do Brasil – que faria 75 anos em 2021 – ao longo de três sábados deste mês, e acontece no dia que o MIS comemora seus 51 anos. A Mostra acontece em parceria com a Spcine Play e a HB Filmes. 

“Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela” – disse o cineasta Hector Babenco a Bárbara Paz, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida. Ela aceitou a missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” (dir. Bárbara Paz, Brasil, 2019, 75 min, 16 anos) é uma imersão amorosa na vida do cineasta; ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida. Do primeiro câncer, aos 38 anos, até a morte, aos 70, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo.

O filme fica disponível para ser assistido de 28.05 (a partir das 11h) a 29.05 com inscrição por meio deste link

O bate-papo ao vivo conta com a presença de Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista e diretora) e Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco).  

Assista ao bate-papo vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre a convidada
Bárbara Paz é uma diretora, atriz e produtora. Este seu primeiro documentário longa-metragem foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Veneza 2019, onde ganhou o prêmio de Melhor Documentário (Venice Classics). Também venceu melhor documentário nos festivais MIFF 2020 (Mumbai, Índia), FICVIÑA 2020, GZDOC 2020 (Guangzhou, China) e foi indicado para representar o Brasil como melhor filme no Oscar (93rd Academy Awards). 

Sobre as mediadoras

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção. 

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco, graduada Artes Cênicas pela UFRGS. Realizou pesquisa sobre atuação em cinema com bolsa do Fumproarte. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, além de ser premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão. 
 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e Lefosse (patrono).

Governo do Estado de SP