MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco – Carandiru

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS debate o filme “Carandiru”, com participação de Drauzio Varella e Keila Pereira, com mediação de Giuliana Monteiro.

Data

22/05/2021

Horários

Filme disponível a partir de 11h de 20/05 até 22/05 Bate-papo ao vivo no dia 22/05 às 18h 

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras 

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cinceclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.  

Esta edição integra a Mostra Babenco, que apresenta três obras de um dos mais importantes cineastas do Brasil ao longo de três sábados deste mês (15, 22 e 29.05) em que o MIS comemora seus 51 anos e no ano que o cineasta completaria 75 anos. A Mostra acontece em parceria com a Spcine Play e a HB Filmes. 

O filme “Carandiru” (dir. Hector Babenco, Brasil, 2003, 145 minutos, 16 anos) conta a história de um médico que se oferece para realizar um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Histórias de crime, vingança, amor e amizade. É baseado no livro de Drauzio Varella, médico, cientista e escritor, que participa do bate-papo junto com Keila Pereira, cineclubista da Spcine. A mediação é de Giuliana Monteiro, roteirista e diretora. 

O filme fica disponível para ser assistido de 20.05 (a partir das 11h) a 22.05 com inscrição por meio deste link

Assista ao bate-papo vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre os convidados

Drauzio Varella é médico cancerologista. Nasceu em São Paulo e, durante 20 anos, dirigiu o serviço de imunologia do Hospital do Câncer (SP). Lecionou no Brasil e no exterior. Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV e da hepatite C na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário dentro do presídio. Atualmente, dirige no rio Negro um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes a antibióticos. Idealizou e dirige o site www.drauziovarella.com.br, que prioriza a divulgação de informações e orientações médicas ao público leigo em linguagem simples e objetiva. 
Como autor escreveu o livro “Estação Carandiru”, que deu origem ao filme de Hector Babenco. 

Keila Pereira 24 anos, moradora de Parelheiros, São Paulo, é estudante de Letras na USP, ex-diretora de cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (2016-2018) e atualmente agente cineclubista da Spcine. 

Sobre a mediadora

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono e Lefosse (patrono).

Governo do Estado de SP