MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Quebramar

Esta edição apresenta o documentário “Quebramar” e conta com o bate-papo com a participação de Ananda Maranhão e Yakini Kalid, integrantes do elenco do filme, além de Celso Luiz Prudente, curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. A mediação é da roteirista e diretora Giuliana Monteiro. 

Data

27/11/2021

Horários

Filme disponível de 25.11 (às 11h) até 27.10. Bate-papo ao vivo no dia 27 de novembro, às 18h, no canal do MIS YouTube.

Ingresso

Gratuito

Com interpretação em Libras.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza, aos sábados, exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção. 

Esta edição apresenta o documentário “Quebramar” (dir. Cris Lyra, documentário, Brasil, 2019, 27 min, 16 anos), sobre jovens lésbicas de São Paulo que viajam para uma praia deserta para passar o Ano Novo e, lá, constroem refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos através da amizade e da música. O filme fica disponível gratuitamente por meio deste link (das 11h do dia 25.11 a 27.11), e o bate-papo conta com a participação de Ananda Maranhão e Yakini Kalid, que integram o elenco do filme, além de Celso Luiz Prudente, curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. A mediação é da roteirista e diretora Giuliana Monteiro

Assista no canal do MIS no YouTube.

Sobre o filme
Quebramar (dir. Cris Lyra, documentário, Brasil, 2019, 27 min, 16 anos) 

Jovens lésbicas de São Paulo viajam para uma praia deserta para passar o ano novo. Lá, elas constroem refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos através da amizade e da música. Nesse ambiente seguro e de cuidados mútuos, podem relaxar. Recebeu o prêmio de melhor documentário no Clermont-Ferrand International Short Film Festival e no Kashish Mumbai International Queer Film Festival, de melhor curta-metragem brasileiro no 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, prêmio especial do júri na 19ª Mostra de Cinema de Goiânia e foi selecionado para a mostra competitiva do IDFA 2019 e para a 22ª Mostra de Tiradentes. 

Sobre os convidados

Ananda Maranhão é cantora, compositora e professora. Graduanda em Canto Popular pela Faculdade Santa Marcelina. Integra a banda independente Manacá Me Viu Pequena. Em 2018, foi contemplada pelo Proac para a criação do curta “Quebramar”, da diretora Cris Lyra, premiado em grandes festivais ao redor do mundo. Atualmente, desenvolve seu trabalho com o nome de Nã Maranhão, singles disponíveis nas plataformas de streaming. 

Yakini Kalid é sapatão paulista, amarra, performa, ensina. Não sabe o que é ser artista, mas pira nessa história. 

Celso Luiz Prudente é professor associado da Universidade Federal do Mato Grosso e curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. 

Sobre a mediadora

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society, e também na finalização do longa-metragem documental “Bento”.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores e patronos da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional), Telhanorte (apoio operacional), Itaú (patrono) e e Lefosse (patrono).

Governo do Estado de SP