Data
04/04/2020 a 05/04/2020
Horários
A partir das 11h
Ingresso
Gratuito – atividade online
Palestra com Rubens Ricupero, seguida de bate-papo com Alex Baradel (curador da exposição Todos iguais, todos diferentes?, de Pierre Verger) e Gilberto Sá (presidente da Fundação Pierre Verger), que integrou o projeto FOTO MIS 2019, projeto anual do MIS que dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais.
Assista https://www.youtube.com/watch?v=UaT5E6me_Kw&list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6&index=17
Pierre Fatumbi Verger foi um dentre os muitos viajantes que, através da sua obra, conseguiu criar links entre diversas culturas e entre as pessoas a estas pertencentes. A exposição Todos Iguais, todos diferentes?, por meio da apresentação de retratos realizados por Pierre Verger ao redor do mundo, tinha como objetivo trazer para o público a diversidade cultural que ele encontrou e fotografou durante sua vida. As 50 ampliações em grande formato, a trintena de placas de contatos originais e uma projeção de fotografias realizadas em mais de 20 países faziam um registro visual dessas culturas, enquanto um aplicativo desenvolvido especialmente para a mostra permitia discutir problemáticas girando em torno da pergunta “Somos todos iguais, somos todos diferentes?”. Através desse recurso, o visitante ouvia curtos testemunhos de artistas e pesquisadores – oriundos dos lugares fotografados por Pierre Verger – que tratam de temáticas que abordam diversidade cultural, identidade, globalização e as consequências culturais do turismo ou do colonialismo. A exposição foi realizada em parceria com a Fundação Pierre Verger e a curadoria assinada por Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação.
SOBRE O MIS EM CASA
A campanha #misemcasa traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março. Saiba mais em: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #misemcasa: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).
—