MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | #CineCiência ao vivo – Estrelas além do tempo

A questão do racismo na ciência é tema do debate ao vido desta edição. 

Data

08/11/2020

Horários

17h (ao vivo)

Ingresso

Gratuito – programação online

O #CineCiência, tradicional programa do MIS que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, aborda, nesta primeira edição de novembro,  a questão do racismo na ciência a partir do filme Estrelas além do tempo (Hidden figures, dir. Theodore Melfi, EUA, 2016, 127 min, livre, disponível no Google Play e Telecine). Os convidados são Carlos Machado (Gyasi Kweisi Mpfume), pesquisador e autor do livro Gênios da humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente, e Kelly Meneses Fernandes, professora da Universidade do Estado da Bahia. A mediação é de José Luiz Goldfarb, curador do projeto. 

O filme, que não será exibido pelo MIS, está disponível nas plataformas de streaming Google Play e Telecine, recomendamos a todos que assistam antes.

Participe do bate-papo ao vivo.

Sobre o filme

Estrelas além do tempo (Hidden figures, dir. Theodore Melfi, EUA, 2016, 127 min, livre)  é um drama biográfico estadunidense de 2016 dirigido e escrito por Theodore Melfi, baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly. Estrelado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons, foi indicado ao Oscar em 2017 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz coadjuvante para Octavia Spencer e Melhor Roteiro  Adaptado.  Em 1961, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Sobre os debatedores

Carlos Eduardo Dias Machado (Gyasi Kweisi Mpfume) possui graduação (2003), licenciatura (2004) e mestrado em História Social (2009) pela Universidade de São Paulo  – orientado pelo professor Horácio Gutiérrez do DH da FFLCH-USP – com o tema População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. É aluno da International Fellowships Program – IFP (Fundação Ford). Atua na área de ensino desde 1999. É docente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, pesquisador, palestrante e articulista da revista Raça Brasil. É autor do livro Gênios da humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente (Editora DBA, 2017), que fala sobre a população negra e sua produção científica, tecnológica e inovadora milenar, que nos foi negada pela educação brasileira eurocêntrica.

Kelly Meneses Fernandes é professora de Ciências na educação básica e professora do curso de Biologia na Universidade do Estado da Bahia. É especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais, mestra em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC-UFRRJ) e doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC-UFBA).

Sobre o curador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É coordenador do projeto #RedeMIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

Governo do Estado de SP