MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | #CineCiência | Não olhe para cima

Na primeira edição do ano, o #CineCiência convida a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser, a física espacial Ale Picini e a escritora Natalia Pasternak para uma conversa com José Luiz Goldfarb, curador do projeto.

Data

15/03/2022

Horários

20h

Ingresso

Gratuito on-line

Com interpretação em Libras.

Na primeira edição de 2022 do #CineCiência, programa do MIS que debate filmes à luz da ciência, a conversa gira em torno do papel dos cientistas, da imprensa e dos governantes a partir do filme “Não olhe para cima” (dir. Adam McKay, 2021, EUA, 16 anos, 128 min), no qual dois astrônomos descobrem que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta e encontram tremenda dificuldade em alertar o mundo. Para aprofundar o debate sobre o negacionismo que permeia a sociedade atual, José Luiz Goldfarb, curador do projeto, convida a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser, a física espacial Ale Picini, que também falará sobre os meteoritos encontrados no céu pelos astrônomos, e a escritora Natalia Pasternak

Assista no canal do MIS no YouTube.

Sobre as convidadas

Laura Trachtenberg Hauser é sócia da Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem e inovação. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. 

Ale Pacini é física espacial, Escritora, comunicadora científica (Canal do YouTube: O Que Diz a Física) e mentora do projeto da ONU Space4Women. Licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC), possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Ale Pacini mora fora do Brasil desde 2016, trabalhando em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard e Observatório de Arecibo. Atualmente ela é cientista do NWRA (Boulder, Colorado) e CEO da empresa InSpace, na qual ela lidera projetos de educação e divulgação científica. 

Natalia Pasternak é uma escritora de ciência brasileira, autora de livros agraciada com o prêmio Jabuti, comunicadora científica e uma respeitada fonte de informações sobre saúde e ciência para jornalistas de todo o mundo. Durante a pandemia COVID-19, suas colunas em O Globo, contribuições para os mais importantes jornais do País, livros de divulgação científica, quadros na rádio CBN e aparições na TV trouxeram informações cruciais e que contribuíram para salvar as vidas de milhões de pessoas, principalmente no Brasil, mas também em todo o mundo. É microbiologista por formação, com doutorado em genética bacteriana pela Universidade de São Paulo. A qualidade de seu trabalho a levou a ser convidada para a Universidade de Columbia pelo neurocientista e escritor científico de renome mundial Stuart Firestein. 

 

Sobre o mediador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

 

Sobre o filme

Não olhe para cima 

(dir. Adam McKay, 2021, EUA, 16 anos, 128 min) 

O cientista Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e a estudante de astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) descobrem que um meteoro gigante vai a colidir com a Terra em apenas seis meses. Apesar da assustadora ameaça, as pessoas parecem se importar pouco com isso. No meio de confusões políticas e midiáticas, a dupla precisa atrair a atenção da sociedade antes do desastre acontecer. 

Governo do Estado de SP