Data
29/08/2021
Horários
17h, ao vivo
Ingresso
Gratuito – online
Com interpretação em Libras
Em tempos de tantos alertas sobre as mudanças climáticas que já se manifestam nos nossos dias, José Luiz Goldfarb, curador deste programa do MIS que debate filmes à luz da ciência, convida a física espacial Ale Pacini e o físico Rodrigo Parreira para debater a ficção científica “O dia depois de amanhã” (dir. Roland Emmerich, EUA, 2004, 123 min, livre, disponível no YouTube e Claro video).
Sobre os debatedores
Ale Pacini é física espacial, escritora, comunicadora científica (canal do YouTube: O Que Diz a Física) e mentora do projeto da ONU Space4Women. É licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC), possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Reside fora do Brasil desde 2016, trabalhando em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard e Observatório de Arecibo. Atualmente ela é cientista do NWRA (Boulder, Colorado) e CEO da empresa InSpace, na qual ela lidera projetos de educação e divulgação científica.
Rodrigo Parreira é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mesma instituição onde obteve seu doutorado em Física Matemática. Após o pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou uma carreira corporativa, na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e telecomunicações. Atualmente, é CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3.000 colaboradores e presença em 11 países da região.
Sobre o curador e mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.
Sobre o filme
“O dia depois de amanhã” (dir. Roland Emmerich, EUA, 2004, 123 min, livre, disponível no YouTube e Claro video)
Após o climatologista Jack Hall ser totalmente ignorado pelos funcionários da ONU ao apresentar suas preocupações ambientais, sua pesquisa torna-se verdadeira quando uma enorme tempestade se desenvolve, dando início a calamidades naturais catastróficas em todo o mundo. Tentando chegar ao seu filho Sam, que está preso em Nova York com sua amiga Laura e outros, Jack tem que viajar a pé da Filadélfia para chegar a Sam antes que seja tarde demais.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).