MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | #Cineciência | Privacidade hackeada

O primeiro #CineCiência de fevereiro coloca em debate a manipulação de nossos dados das redes sociais a partir do documentário da Netflix Privacidade hackeada

Data

07/02/2021

Horários

17h, ao vivo

Ingresso

Gratuito – online

O primeiro #CineCiência de fevereiro coloca em debate a manipulação de nossos dados das redes sociais a partir do documentário da Netflix Privacidade hackeada  (The Great Hack, dir. Karim Amer e Jehane Noujaim, 2019, EUA, 114 min, 14 anos), que esmiuça a análise de dados da empresa Cambridge Analytics para apontar os perigos que a manipulação desses dados causa nas democracias.

Participam do bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube (com interpretação em Libras) o antropólogo digital Juliano Spyer, já conhecido do público do #CineCiência, e Dora Kaufman, professora da PUC-SP especialista em estudos sobre as redes sociais. A mediação fica por conta de José Luiz Goldfarb.

Assista ao vídeo no canal do MIS no YouTube.

Sobre o filme

O escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook é recontado através da história de um professor americano. Ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar o resultado das eleições americanas de 2016, ele embarca em uma jornada para levar o caso à Corte, já que a lei americana não protege suas informações digitais, mas a lei britânica sim.

Sobre os debatedores 

Dora Kaufman é professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, pós-doutora pela UFRJ e pela PUC-SP e doutora pela ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. É coautora do livro Empresas e consumidores em rede: um estudo das práticas colaborativas no Brasil e autora dos livros O despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais e A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?. É professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC e colunista da revista Época Negócios. 

Juliano Spyer é Head of Human Insights na empresa Alexandria, trabalhando no desenvolvimento do Voices, uma metodologia que combina etnografia e uso criativo de novas tecnologias. É mestre e doutor em antropologia pela University College, Londres, e historiador pela USP. Entre 2012 e 2017 foi parte do projeto Why We Post, primeiro estudo internacional antropológico sobre as consequências da internet para a sociedade. Seu livro Mídias sociais no brasil emergente analisa como as camadas populares no Brasil entendem e usam as mídias sociais (Educ). Em 2019, recebeu o prêmio de inovador político do ano, oferecido pela Washington Academy of Political Arts and Sciences, por usar metodologias de antropologia digital para acompanhar a eleição presidencial de 2018 no Brasil. O estudo foi realizado para os clientes do instituto Ideia Big Data. Em 2020, lançou o livro Povo de Deus: quem são os evangélicos e porque eles importam”, sucesso nas livrarias digitais e presenciais.

Sobre o curador e mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980), e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da PUC-SP, Diretor da Educ e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional) e Bain & Company (apoio institucional).

Governo do Estado de SP