Data
04/07/2021
Horários
17h, ao vivo
Ingresso
Gratuito – online
Com interpretação em Libras
A primeira edição do mês de julho do #CineCiência, programa do MIS que debate filmes à luz da ciência conduzido por José Luiz Goldfarb, convida a neurologista Jacy Parmera e o psiquiatra José Eduardo Sant’Anna Porto para falar sobre estudos contemporâneos sobre a mente humana a partir do clássico “Tempo de despertar” (dir. Penny Marshall, EUA, 1990, 121 min, 12 anos, disponível no YouTube Filmes, Apple TV, HBO Go, Oi Play, Claro Vídeo e Microsoft Store), filme baseado na obra de Oliver Sacks protagonizado por Robert De Niro e Robin Williams, que conta a história de um neurologista nos anos 1960 e seu trabalho extraordinário com um grupo de pacientes catatônicos de um hospital psiquiátrico do Bronx.
Assista ao bate-papo vivo no canal do MIS no YouTube.
Sobre os convidados
Jacy Parmera é médica neurologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios de Movimento. É doutoranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia.
José Eduardo Sant’Anna Porto é médico especialista em Psiquiatria pelo HSPE-IAMSPE e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. É encarregado do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual e pesquisador no PEPG em História da Ciência – PUC/SP (CEISMA), com foco em História da Psiquiatria e da Psicofarmacologia.
Sobre o curador e mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É ainda conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.
Sobre o filme
Tempo de despertar (dir. Penny Marshall, 1990, EUA, 121min, 12 anos, disponível no YouTube Filmes, Apple TV, HBO Go, Oi Play, Claro Vídeo e Microsoft Store)
Um neurologista percebe no hospital psiquiátrico que trabalha uma série de pacientes em estado catatônico. Julgando que eles possam, com a ajuda de medicamentos específicos, “despertar”, ele é autorizado a levar em frente sua teoria, usando como experiência um paciente específico. A recuperação acontece de modo gradual e satisfatório, promovendo o uso do medicamento nos demais pacientes. Infelizmente o primeiro a testar o novo tratamento começa a desenvolver efeitos colaterais inesperados. O filme conta com Robin Williams e Robert de Niro nos papeis centrais e foi a terceira experiência da atriz Penny Marshall na direção. Entre outros, foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor Filme, Ator e Roteiro Adaptado, sendo este assinada por Steven Zaillian.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).