MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Coleção Memória do Cinema | Tizuka Yamasaki

Este episódio do programa Memória do Acervo traz uma edição especial do depoimento da cineasta Tizuka Yamasaki.

Data

02/11/2020

Horários

20h

Ingresso

Gratuito – programação on-line

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Este episódio traz uma edição especial do depoimento de Tizuka Yamasaki.

Confira o depoimento.

Filha de japoneses, Tizuka formou-se em cinema no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde participou da realização de curtas-metragens e foi bastante influenciada por um de seus professores, o cineasta Nelson Pereira dos Santos. Após trabalhar com grandes nomes do cinema nacional como Glauber Rocha, Paulo Thiago e Lael Rodrigues, a cineasta abriu sua própria produtora, realizando filmes com Hugo Carvana, Neville d’Almeida e Glauber Rocha. Nos anos 1980, estreou o filme Gaijin: caminhos da liberdade, sobre a imigração japonesa no Brasil e sua integração nas fazendas de café em São Paulo. Nos anos seguintes sua trajetória continua como diretora em projetos para televisão como “O Pagador de Promessas” e “Kananga do Japão” e ainda como diretora, estreando nos cinemas com inesquecíveis produções como “Lua de Cristal” e “O Mistério de Feiurinha”. No depoimento, Tizuka comenta sobre a condição feminina nas atividades profissionais e o decorrente processo de masculinização das profissionais mulheres e suas heranças e rupturas em relação à sua ascendência oriental. A importância da afetividade na relação com a equipe técnica, o momento das "Diretas Já" e o significado de "PÁTRIA AMADA" e a necessidade de ressonância de sua obra.

SOBRE O #MISEMCASA A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/. O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).

Governo do Estado de SP