MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | MIS Cine & Horror | Peter Strickland

Na quarta edição da série, o convidado é o diretor e roteirista inglês Peter Strickland, um dos nomes mais relevantes do cinema de terror contemporâneo

Data

19/11/2021

Horários

20h

Ingresso

Gratuito on-line

O gênero cinematográfico de terror desde o nascimento do cinema no final do século 19 encanta e aterroriza gerações, tendo o seu auge entre os anos 1960 e 1980, sendo representados por nomes como Roger Corman, David Cronenberg e Robert Eggers. Desde então continua inspirando jovens cineastas a produzir obras assustadoramente cativantes.  O programa MIS Cine & Horror, que conta com a curadoria do jornalista e cineasta Duda Leite, convidou renomados diretores e atores para discutir esse gênero e criar um acervo de entrevistas disponíveis ao público no canal do MIS no YouTube. Um material único para fãs do gênero e para pesquisa, difusão e preservação da memória cinematográfica. 

Na quarta edição da série, gravada em 12 de fevereiro de 2021, o convidado é o diretor e roteirista inglês Peter Strickland, um dos nomes mais relevantes do cinema de terror contemporâneo. Seu primeiro curta-metragem “Bubblegum” (1996), filmado em Nova York, trazia no elenco a musa de Andy Warhol, Holly Woodlawn. Seu primeiro longa-metragem “Katalin Varga” (2009) foi filmado na Transilvânia e ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim por seu design de som; “Berberian Sound Studio” (2012) é uma homenagem aos filmes de terror italianos dos anos 1970 conhecidos como giallo; “O Duque de Burgundy” (2014) é uma homenagem aos filmes do diretor cult Jess Franco; “Vestido maldito” (2018) mistura surrealismo com horror em uma loja de departamentos londrina. Strickland também codirigiu o filme “Björk: Biophilia Live”, estrelado pela artista islandesa. 

Assista no canal do MIS no YouTube.

Sobre o convidado

Peter Strickland nasceu em 1973, cresceu na cidade de Reading, Inglaterra, onde foi membro do Progress Theatre, dirigindo sua própria adaptação de “A metamorfose” de Franz Kafka. Seu primeiro longa, o drama de vingança rural de baixo orçamento “Katalin Varga” foi filmado na Romênia durante um período de 17 dias e ganhou o European Film Award  na categoria European Discovery of the Year em 2009. 

Berberian Sound Studio, segundo longa-metragem, thriller psicológico ambientado em um estúdio italiano de filmes de terror da década de 1970. Em 2013, o filme obteve o Prêmio de Melhor Filme Internacional no BAFICI, o filme garantiu ao diretor a alcunha de "o cineasta britânico chave de sua geração". Desde então Peter Strickland recebe aclamação universal da crítica, aparecendo em diversas pesquisas dos melhores críticos de cinema. 

Sobre o curador 

Duda Leite é jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor, roteirista e diretor em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Pelo Eurochannel, cobriu os principais festivais de cinema do mundo, entre eles Cannes, Berlim e Veneza. Como jornalista, colabora com revistas como Vogue, Playboy e Bravo. Desde 2012, é curador do Music Video Festival (m-v-f), o maior Festival dedicado aos videoclipes no Brasil. Em 2019, Duda fez a curadoria nacional da exposição “Musicais no cinema” no MIS em São Paulo. Desde 2019 ministra os cursos “As histórias dos videoclipes” e “As histórias dos cideoclipes queer” em instituições como o MIS, Sesc e o B_arco. 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Governo do Estado de SP