Data
08/08/2021
Horários
17h, ao vivo
Ingresso
Gratuito – online
com interpretação em Libras
O programa do MIS sobre literatura e novas tecnologias, conduzido por José Luiz Goldfarb, traz para o mês de agosto o recente lançamento “Histórias dentro da história: atos de coragem na Europa nazista”, de Kátia Gonçalves. No livro, a protagonista Katerina viaja pelas capitais ocupadas pelo regime de Hitler. Nessa jornada, ela encontra pessoas e se une a elas na desobediência às ordens nazistas. Além da autora da obra, participa do bate-papo o professor Luiz Nazário.
O evento integra a programação da Feira Literária de Votuporanga, apoiada pelo MIS.
Durante a live, todos que enviarem um e-mail para mis.exlibris2020@gmail.com,receberão um trecho do livro em PDF com autógrafo da autora.
* com interpretação em Libras
Assista no canal do MIS no YouTube.
Sobre os convidados:
Kátia Gonçalves é uma escritora que busca histórias singulares de pessoas dentro do contexto plural em que estão inseridas, com seus erros, acertos e sua capacidade de transformação. Durante cinco anos, pesquisou a fundo a cultura judaica e a Segunda Guerra Mundial, temas que sempre a instigaram muito. Foi aluna ouvinte da disciplina Judaísmo, Modernidade e Holocausto, ministrada pela professora doutora Marta Francisca Topel, na Faculdade de Letras da USP. Depois disso, fez o curso Caminhos e Percursos na História do Povo Judeu, com o professor e doutor Gabriel Steinberg, na Unibes Cultural. Além de ter lido diversos livros sobre a época, teve contato com jornais franceses dos anos 1930 e 1940 pelo site da Biblioteca Nacional Francesa. Na fase final de escrita do livro, realizou uma viagem passando pelas cidades que são pano de fundo para a história: Paris, Berlim, Varsóvia, Cracóvia, Auschwitz, Budapeste e Esztergom.
Luiz Nazário é professor titular de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, historiador e escritor de diversos livros, dentre os quais “Da natureza dos monstros” (1988), “As sombras móveis” (1999), “Autos-de-fé como espetáculos de massa” (2005), “Todos os corpos de Pasolini” (2007) e “O cinema errante” (2013). Historiador de arte, crítico de cultura e escritor, com décadas de colaboração na imprensa paulista, atualmente colabora para o caderno Aliás, do Estadão. Formou-se em História pela USP (1979), com mestrado (1989) e doutorado (1994) em História Social pela mesma universidade, sob a orientação da historiadora Anita Novinsky. Pesquisou durante dois anos nos arquivos de cinema da Alemanha para a tese “Imaginários da destruição: o papel da imagem na preparação do Holocausto” (1994). Escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a “Trilogia do caos” (2001-2016). Atua na área de Artes Visuais nos seguintes temas: Cinema e História, Artes e Literatura.
Sobre o curador e mediador:
José Luiz Goldfarb Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).
