MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | MIS Ex-Libris | Quatro tratados de Roberto Fludd sobre a música

Os tratados de Robert Fludd (1574-1637) sobre a música são tema desta edição do programa sobre literatura do MIS.

Data

21/02/2021

Horários

17h

Ingresso

gratuito – online

Para o mês de fevereiro, o MIS Ex-Libris realiza um mergulho no passado para entender os caminhos da música a partir do lançamento da obra Robert Fludd: O templo da música; Sobre a música mundana; Sobre a harmonia do homem externo e interno; Sobre a prática da música composta para a alma (Polar Editorial, 2020), que reúne os quatro tratados sobre a música de Robert Fludd (1574-1637), um homem de múltiplos talentos e interesses que teve uma vida pautada pelos estudos das sete artes liberais (lógica, gramática, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia). A musicóloga, musicista e teóloga Carin Zwilling, que organizou e traduziu a obra com Leonel Maciel Filho, participa do debate, que conta também com a presença da especialista em história da música e da ciência Carla Bromberg. A mediação é do curador do projeto, José Luiz Goldfarb.

Durante o bate-papo ao vivo, os participantes que enviarem um e-mail para mis.exlibris2020@gmail.com receberão gratuitamente alguns capítulos da obra.

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre o livro

Robert Fludd: O templo da música; Sobre a música mundana; Sobre a harmonia do homem externo e interno; Sobre a prática da música composta para a alma (Polar Editorial, 2020). Organização e tradução: Carin Zwilling e Leonel Maciel Filho.

Roberto Fludd (1574-1637) foi um homem de múltiplos talentos e interesses. Teve uma vida pautada pelos estudos das sete artes liberais( lógica, gramática, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia). Também dominou, como poucos, conteúdos esotéricos complexos relacionados ao hermetismo, ao paracelsianismo, à alquimia, à astrologia, à metafísica, ao rosacrucianismo, ao pitagorismo e ao neoplatonismo. Em seus estudos formais, também obteve a graduação em Artes pela Saint John’s College e, posteriormente, em Medicina pela Christ Church, ambas escolas vinculadas à respeitada Universidade de Oxford.

Esta obra, organizada em duas partes pela musicóloga, musicista e teóloga Carin Zwilling e pelo linguista e educador Leonel Maciel Filho, busca abarcar a música humana, a música mundana (cósmica) e a musica instrumentalis contida na obra de Robert Fludd, além dos aspectos que permeiam a estrutura musical, filosófica e teológica de seu pensamento.

Sobre os debatedores

Carin Zwilling é concertista de alaúde e bacharel em Música e Teologia. Tem diploma artístico pela Academia de Música e Dança de Jerusalém, diploma em violão clássico pelo Conservatório de Viena, é especialista em Música Antiga pelo Conservatório Sweelinck de Amsterdã, mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp, doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (2003) e pós-doutora em Teologia pela PUC-SP (2015) e em Musicologia pela ECA/USP, onde é professora colaboradora do Departamento de Música desde 2017. Contribui como articulista para revistas acadêmicas no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Entre seus livros publicados, destacam-se William Shakespeare: as canções de cena (Annablume, 2010, com colaboração de Leonel Maciel Filho), William Shakespeare: The Original Songs (Corda Music Publications, 2015) e Dionísio Pseudo-Areopagita: a hierarquia celeste, para o qual contribuiu com  a tradução, comentários e notas explicativas (Polar Editorial, 2015).

Carla Bromberg é pesquisadora, pianista e harpista, tendo pós-doutorado em História da Ciência e em Educação Matemática (PUC-SP). Dedica-se ao estudo e escreve sobre História da Ciência, sendo os principais temas: Música e Matemática, Vincenzo Galilei, Classificação do conhecimento. Na área de Artes: Teoria das proporções, Quadratura, Arquitetura e Música. É doutora em Musicologia (Universidade Hebraica de Jerusalém), foi presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia e pesquisadora visitante na Universidade de Princeton (2007-8). Escreveu dois livros e vem publicando seus trabalhos no Brasil e no exterior. 

Sobre o curador e mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980), e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da PUC-SP, Diretor da Educ e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Governo do Estado de SP