Data
29/11/2020
Horários
17h, ao vivo
Ingresso
Gratuito – programação online
O programa que traz bate-papos sobre literatura apresenta os dois volumes já lançados da trilogia (e-books) TV Tupi: do tamanho do Brasil, de autoria de Elmo Francfort e Maurício Viel, que participam do bate-papo ao vivo conduzido por José Luiz Goldfarb, curador do projeto.
As publicações, que têm o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), contam a história da televisão, passando pela criação da pioneira TV Tupi até a falência e legado da emissora.
O volume 1 foi lançado em 18 de setembro de 2020, em comemoração aos 70 anos da TV no Brasil, que surgiu com a inauguração da TV Tupi de São Paulo – a primeira da América do Sul. O volume 2, que vai de 1951 até 1969 (abordando também da chegada do VT à criação das redes e da TV via satélite) foi lançado no dia 04 de novembro, na data que estreou "Beto Rockfeller", a primeira novela moderna do país, protagonizada em 1968 pelo ator Luis Gustavo. Já o volume 3 tem lançamento em 21 de dezembro, data de estreia da primeira novela do país, "Sua vida me pertence", que foi protagonizada por Walter Foster, Vida Alves e Lia de Aguiar.
Envie um e-mail para mis.exlibris2020@gmail.com durante o bate-papo ao vivo e ganhe um exemplar com autpografo digital.
Sobre os debatedores
Elmo Francfort é professor, radialista e jornalista, sendo mestre em Teledramaturgia e pesquisador de TV. Sua carreira é voltada principal à preservação da memória da comunicação, com ênfase em rádio e TV. Trabalhou por 17 anos na Pró-TV / Museu da TV, ao lado de pioneiros da área, como Vida Alves, Laura Cardoso e Lima Duarte. Foi membro da curadoria de exposições como “60 Anos da Telenovela Brasileira” (Rede Globo), “TV Cultura: Entra que Lá Vem História”, “Silvio Santos Vem Aí!” (MIS), “60 Anos de TV no Brasil”, “Seja Digital”, “50 Anos de Mídia” (Grupo de Mídia), com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni). Já colaborou em mais de 20 documentários e 60 livros sobre memória da radiodifusão. É autor de obras como “Almanaque da TV Cultura”, “Almanaque do SBT”, “Rede Manchete: Aconteceu, Virou História”, “Av. Paulista, 900: História da TV Gazeta”, “Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e TV”, entre outros. Foi roteirista do “Todo Seu” (TV Gazeta, de Ronnie Von), “TV História” (NGT) e do show “TV Ano 60” (Memorial da América Latina), foi consultor de filmes e séries como “Hebe: a Estrela do Brasil”, “Chacrinha: o Velho Guerreiro”, “Nada Será Como Antes" – na direção de arte. Além de professor, foi coordenador do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Anhembi Morumbi até 2020, para assumir o Memória ABERT. Francfort coordena este núcleo da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (memoria.abert.org.br), sendo responsável pelo projeto TV ANO 70, que comemora os 70 anos da TV no Brasil. É curador do seu "Memorial da Televisão Brasileira", a ser inaugurado em 27 de novembro, acessado virtualmente também pelo Memória ABERT, que contou também com o apoio do MIS-SP, além dos canais que fazem parte da associação, como a Globo, SBT e Band.
Maurício Viel é jornalista e pesquisador de TV. Por 15 anos editou o RetrôTV, o maior portal brasileiro sobre seriados e desenhos clássicos da televisão, que fez parte do conteúdo do UOL Televisão. Durante esse trabalho, colaborou com grandes conglomerados de mídia como Fox, Warner e Paramount para recuperação de dublagens feitas no Brasil durante as décadas de 1950 em diante, para serem lançadas em DVDs no mercado de home-video brasileiro. Também apaixonado pela área técnica das emissoras de rádio e televisão, há quatro anos iniciou pesquisas específicas sobre a história da TV Tupi de São Paulo, que junto com Elmo Francfort se transformou na trilogia de livros “TV Tupi: do tamanho do Brasil”.
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).