Data
23/07/2020 a 26/07/2020
Horários
20h
Ingresso
Gratuito – atividade online
A campanha #MISemCASA apresenta o Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. No mês de julho, a programação traz um recorte de filmes que apresentam discussões e temáticas sobre sociedade, arte e política. São produções documentais e ficcionais que recortam contextos diferentes do Brasil.
Filmes que apresentam desde a tentativa de criação de uma indústria cinematográfica brasileira como em A Cia Cinematográfica Vera Cruz de João Batista de Andrade, até a vida do crítico, ensaísta e historiador da arte no filme O cão louco de Mário Pedrosa, dirigido por Roberto Moreira. Produções que analisam o cinema como arte e espaço de debates e também como expressão política com um olhar sobre o mundo.
Histórias do cotidiano
Na mostra Histórias do cotidiano, o público se depara com situações familiares, tais com um assalto ou experiências que levam o espectador a esquecer o que acontece à sua volta, como apreciar uma obra de arte. O diretor Marco Juliano, em seu curta-metragem O parecer, traz a clássica questão: O personagem é culpado ou inocente? Em Batimam e Robim, o cineasta Ivo Branco discute o que se passa na mente dos protagonistas depois deles cometerem um assassinato. Para encerrar a mostra, Joel Pizzini, diretor de renomados filmes do cinema nacional, reflete em O enigma de um dia sobre a intensa fruição de uma obra de arte e qual poder ela tem sobre a mente humana.
Sobre os filmes
O parecer (dir. Marco Juliano, Brasil, 1994, 17 min, 10 anos)
Um procurador decide sobre a intenção de um gesto: o atirador de facas matou a mulher em público ou não?
Batimam e Robim (dir. Ivo Branco, Brasil, 1992, 24 min, 10 anos)
Dois amigos, Leo e Mário. Batimam e Robim. Uma situação limite. Um delírio suburbano de dois quase marginais. A fantasia que salta da história em quadrinhos para a periferia de São Paulo. Batimam e Robim no Brasil? Sem Batmóvel, sem Batcaverna, na batporrada e no bat38. Um caso policial. Uma quase história de amor.
O enigma do dia (dir. Joel Pizzini, Brasil, 1996, 18 min, 10 anos)
História de um sujeito que, ao observar uma obra de De Chirico com atenção, entra numa viagem longa e desconhecida.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).