Data
17/05/2020
Horários
20h
Ingresso
Gratuito – atividade online
A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros. As produções selecionadas apresentam um panorama da produção nacional realizadas desde o final da década de 1970 até o final da década de 1990.
O cinema como catalisador de temas que permeiam a sociedade sempre é vetor de discussões importantes sobre contextos e comportamentos. Na mostra Olhar Brasil, o Cinema de Acervo apresenta dois documentários que marcam muito bem duas épocas do país: o fim dos anos 1970, com o regime militar e suas diversas formas de censura através do filme No ar, de Jorge Bouquet, uma panorama dos comportamentos da época; e o início dos anos de 1980, com as lutas pela reabertura democrática e o sonho das eleições diretas documentadas por Renato Tapajós no filme Nada será como antes. Duas produções documentais que registraram dois recortes históricos do Brasil.
Sobre os filmes
No ar (Dir. Jorge Bouquet, Brasil, 1977, 23 min, 14 anos)
Documentário que traça um panorama da televisão do Brasil durante a vigência da Lei Falcão, que censurava a propaganda eleitoral pela TV. Trechos de programas gravados em estúdios e em auditórios. Atitudes de telespectadores diante da programação. Cenas de filmes e novelas da época. Depoimento do deputado Alberto Goldman sobre a Lei Falcão e a censura às diversões públicas.
Nada será como antes (Dir. Renato Tapajós, Brasil, 1984, 44 min, 14 anos)
Documentário sobre as eleições de 1982 e os diversos movimentos populares, colocando em discussão a permanência e a validade do sonho político que começou em maio de 1968 na Passeata dos Cem Mil, e o papel e a importância de um cinema político brasileiro (os documentários em 16mm) em relação a esses fatos.
SOBRE O #MISEMCASAConver
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).