MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Notas Contemporâneas | Danilo Caymmi

Danilo Caymmi (Rio de Janeiro, 1948),  músico, cantor e compositor, participou do programa em agosto de 2018, e agora ganha uma edição especial de seu depoimento.

Data

31/03/2021

Horários

20h

Ingresso

Gratuito – online

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Danilo Caymmi (Rio de Janeiro, 1948),  músico, cantor e compositor, participou do programa em agosto de 2018, e agora ganha uma edição especial de seu depoimento. Nascido em uma das famílias mais musicais do Brasil (filho de Dorival e Stella, irmão de Dori e Nana), começou a tocar flauta e violão na adolescência. Nos anos 1960, passou a atuar como flautista e compositor e obteve o terceiro lugar no Festival Internacional da Canção da TV Globo de 1968 com “Andança”, parceria com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, classificada em 3º lugar na interpretação de Beth Carvalho e do grupo Golden Boys. No ano seguinte, emplacou “Casaco marrom (Bye Bye, Ceci)”, parceria com Guarabira e Renato Correia, dos Golden Boys. Trabalhou com a família e com Edu Lobo e, em 1977, gravou “Cheiro verde”, seu primeiro disco solo, registrando músicas de sua autoria, como “Mineiro” e “Codajás” (ambas com Ronaldo Bastos), “Botina” (com Nelson Angelo), “Juliana” e a faixa título (ambas com Ana Terra). Nos anos 1980, passou a integrar a banda de Tom Jobim e, no final da década, foi contratado pela TV Globo para compor trilhas para séries e minisséries da emissora, entre elas “Riacho doce”, “Teresa Batista”, “De corpo e alma” e “Mulheres de areia”. Diversos artistas interpretaram suas canções: Nana Caymmi, Beth Carvalho, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Tom Jobim, Dominguinhos, Joyce, Luiz Eça, Evinha, Simone Guimarães, Milton Nascimento, Boca Livre, Cláudia, MPB4, Walter Wanderley, Alaíde Costa e Fagner são alguns deles.

Assista no canal do MIS no YouTube.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Governo do Estado de SP