MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | Notas Contemporâneas | Francis Hime

Esta edição apresenta trechos do depoimento e composições de destaque de Francis Hime, artista que teve e tem grande importância na música.

Data

03/02/2021

Horários

20h

Ingresso

Gratuito – online

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Esta edição apresenta trechos do depoimento e composições de destaque de Francis Hime (Rio de Janeiro, 1939), artista que teve e tem grande importância na música e, em novembro de 2014, pôde contar todos os detalhes de sua carreira no Projeto Notas Contemporâneas.

Francis Hime é compositor, arranjador, pianista, cantor e maestro. Iniciou seus estudos na música aos 6 anos no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1955, mudou-se para a Suíça, para estudar música, no qual permaneceu até 1959. Com seu retorno ao Brasil, aproximou-se do movimento Bossa Nova e, a partir de reuniões na casa de Vinicius de Moraes, conheceu Carlos Lyra, Baden Powell, Edu Lobo, Marcos Valle, Wanda Sá, entre outros.

Sua primeira parceria é com Vinicius de Moraes, em 1962, com a canção Sem mais adeus, gravada por Wanda Sá e, posteriormente, por outros nomes. Ainda nos anos 1960, Elis Regina interpretou sua canção Por um amor maior, parceria com Ruy Guerra, no 1º Festival de Música Popular Brasileira.

Em 1965, gravou seu primeiro LP instrumental, denominado Os seis em ponto. As parcerias continuaram: fez direção musical para o show Pois é, de Vinicius, Gil e Bethânia; escreveu música para o filme O homem que comprou o mundo, de Eduardo Coutinho; compôs com Chico Buarque a canção Atrás da porta, grande sucesso na voz de Elis; entre outras.

Francis, durante a sua carreira, recebeu vários prêmios, como o Kikito do Festival de Gramado, com Chico Buarque, pela trilha sonora de  Dona Flor e seus dois maridos (1976); o prêmio Coruja de Ouro do Instituto Nacional de Cinema (INC); e prêmio de melhor trilha de cinema do ano com o filme Lição de amor (1975). 

Assista ao vídeo no canal do MIS no YouTube.

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional) e Bain & Company (apoio institucional).

Governo do Estado de SP