Data
11/11/2020 a 15/11/2020
Horários
20h
Ingresso
Gratuito – programação online
O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.
Nesta quarta, o programa traz o depoimento de Ronaldo Miranda, que esteve no MIS em setembro de 2012 e contou detalhes de sua vida e carreira. Ronaldo Miranda nasceu no Rio de Janeiro em 1948. É professor e um dos principais compositores brasileiros. Iniciou-se musicalmente aos seis anos de idade, seu primeiro trabalho foi como crítico de música e, como compositor, iniciou sua carreira em 1977, ao receber, na categoria música de câmara, o 1º Prêmio no Concurso de Composição para a II Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Sua trajetória é repleta de reconhecimento, já tendo recebido o Troféu Golfinho de Ouro, o Prêmio APCA e o Prêmio Carlos Gomes. Esteve presente em diversos festivais internacionais como o World Music Days, X Bienal de Música de Berlim, entre outros. Suas obras têm sido apresentadas nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo, como Tonhalle (Zurique), Mozarteum (Salzburgo), Teatro Colón (Buenos Aires) e o Carnegie Hall (Nova York). Em 2006, sob encomenda da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, compôs a ópera A tempestade, baseada na peça de William Shakespeare. O trabalho foi sucesso de público e rendeu o Prêmio APCA.
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação 2020, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), DENSO Brasil (patrocínio), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), e TozziniFreire Advogados (apoio institucional).