MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | VideoArtePapo MIS #12 | Lia Chaia

A videoartista Marcia Beatriz Granero conduz o programa, que recebe nesta semana Lia Chaia.

Data

25/03/2021

Horários

19h, ao vivo

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte com artistas representativos, lançando luz sobre diversos trabalhos que integram o Acervo do Museu. A videoartista Marcia Beatriz Granero conduz o programa, que recebe nesta semana Lia Chaia (São Paulo, SP, 1978). Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, em paralelo estudou dança e clown. Sua obra transita por diferentes suportes e linguagens, como fotografia, vídeo, performance, desenho e instalação. Entre as questões de seu interesse, estão as percepções e vivências do cotidiano, como a permanente tensão entre espaço urbano, corpo e natureza. Para dar conta dessa complexa trama de questões, a artista procura refletir em seu trabalho sobre a dissolução das fronteiras entre suportes e linguagens.

Entre as exposições individuais recentes, realizou, em 2019, “Percurso” (Galeria Aymoré, RJ) e “Febril” (Galeria Vermelho, SP). Em 2017, “Pulso” (Galeria Vermelho, SP) e “É como dançar sobre a arquitetura” (Instituto Tomie Ohtake, SP); em 2016, “[Co]Habitar” (Casa da América Latina, Lisboa, Portugal). Entre outras exposições coletivas, participou, em 2020, de “Tales from an Old World” (Loop Salon, Museu d'Història de Catalunya, Barcelona, Espanha) e “Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – 20 anos” (Museu de Arte Moderna de São Paulo); em 2019, “Life, Still Life” (Galeria Presença, Porto, Portugal), “Paisajes entre paisajes” (Bienalsur 2019, Museo de Arte Fueguino – MFA–, Argentina; em 2018, “Que Barra!” (Ateliê 397, SP); em 2017, “How to Remain Silent?” (A4 Arts Foundation, Cidade do Cabo, África do Sul”, “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art” (Phoenix Art Museum Phoenix, EUA) e “Metrópole: experiência Paulistana” (Estação Pinacoteca, SP). https://liachaia.com

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre a idealizadora do programa

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Youse (patrocínio máster), Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional). 

Governo do Estado de SP