MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | VideoArtePapo MIS #18 | Berna Reale

Nesta 18ª edição, a convidada é Berna Reale, reconhecida como uma das principais expoentes da prática de performance no Brasil

Data

17/06/2021

Horários

19h, ao vivo

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras 

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. Nesta 18ª edição, a convidada é Berna Reale, reconhecida como uma das principais expoentes da prática de performance no Brasil. 

Reale explora o seu próprio corpo como elemento central da produção de suas videoartes, performances e fotografias. Seus trabalhos, marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade, investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais. 

Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.


Seu primeiro trabalho de grande impacto, “Cerne” (25º Salão Arte Pará, 2006), intervenção fotográfica realizada no Mercado de Carne do Complexo do Ver-o-Peso, conduziu a artista ao Centro de Perícias Renato Chaves, onde passou a trabalhar como perita a partir de 2010. Nascida em Belém,, PA, Brasil, em 1965, Berna Reale vive e trabalha em sua cidade natal. Algumas de suas exposições individuais recentes incluem: “While You Laugh”, na Galeria Nara Roesler (2019), em Nova York, Estados Unidos; “Festa”, no Viaduto das Artes (2019), em Belo Horizonte, Brasil; "GULA" (2018), na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, Brasil; “Deformation”, no Bergkirche (2017), e “Berna Reale – Über uns / About Us”, na Kunsthaus (2017), ambas em Wiesbaden, Alemanha; “Berna Reale: Singing in the Rain”, no Utah Museum of Contemporary Art (UMoCA) (2016), em Salt Lake City, Estados Unidos; “Vazio de nós”, no Museu de Arte do Rio (MAR) (2013), no Rio de Janeiro, Brasil. Entre mostras coletivas recentes, encontramos seus trabalhos na 3ª Beijing Photo Biennial, China (2018); 56ª Bienal de Veneza, Itália (2015); além de “Brasile. Il coltello nella carne”, no Padiglione d’Arte Contemporanea Milano (PAC-Milano) (2018), em Milão, Itália; “Video Art in Latin America”, II Pacific Standard Time: LA/LA (II PST: LA/LA), no LAXART (2017), em Hollywood, Estados Unidos; “Artistas comprometidos? Talvez”, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) (2014), em Lisboa, Portugal. Suas obras fazem parte das coleções do Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Kunsthaus Wiesbaden, Wiesbaden, Alemanha; Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo, Brasil; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Rio de Janeiro, Brasil; e JW Collection, Atlanta, Estados Unidos. 

Referência: https://nararoesler.art/artists/69-berna-reale/ 

Sobre a idealizadora 

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Governo do Estado de SP