MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | VideoArtePapo MIS #19 | Katia Maciel

A convidada desta 19ª edição é Katia Maciel, artista visual, poeta e professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Data

01/07/2021

Horários

19h, ao vivo

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras 

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. A convidada desta 19ª edição é Katia Maciel, artista visual, poeta e professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra da artista investiga o imaginário próprio das imagens em suas relações com a paisagem, os objetos, a palavra e os clichês amorosos. Em suas videoartes e instalações, a influência do cinema é flagrante na escala, na poética do movimento, na desnarrativa e em sua expansão para além da tela como modo de incluir o espectador. Uma certa desrealização do mundo surge em colares que ocultam um rosto, mares que escalam o horizonte, árvores que se movimentam em paisagens fixas, bem como na distorção entre os objetos e suas funções e no reviramento na interação do que se vê com o que é visto, na presença de uma imagem que insiste em ser imagem de si mesma. 


Assista ao bate-papo vivo no canal do MIS no YouTube.

Sobre a artista  

Katia Maciel é formada em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, realizou mestrado em Cinema e História na École des Hautes Études em Sciences Sociales em Paris,  doutorado em Cinema na Universidade Federal do Rio de Janeiro e três pós-doutorados: Universidade de Walles (2001/2), Universidade de São Paulo (2014/15), Universidade de Nova York (2019/20). Seus trabalhos estiveram em exposições no Brasil, na Colômbia, no Equador, no Chile, na Argentina, no México, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França, na Espanha, em Portugal, na Alemanha, na Lituânia, na Suécia, na China e na Índia. Recebeu, entre outros, os prêmios: Edital Oi Futuro (2017), Honra ao Mérito Arte e Patrimônio (2013), Prêmio da Caixa Cultural Brasília (2011), Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais (2010), Rumos Itaú Cultural (2009), Prêmio Sérgio Motta (2005), Petrobrás Mídias Digitais (2003), Transmídia Itaú Cultural (2002), Artes Visuais RioArte (2000). As obras da artista encontram-se nas coleções Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Oi Futuro do Rio de Janeiro, Maison Européenne de la Photographie, entre outras. 

https://katiamaciel.net 
https://vimeo.com/katiamaciel 

Sobre a idealizadora 

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

 

Governo do Estado de SP