Data
26/08/2021
Horários
19h, ao vivo
Ingresso
Gratuito – online
com interpretação em Libras
Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. O convidado desta 23ª edição é Walter Silveira, videoartista, poeta visual, artista gráfico e profissional de televisão que realiza projetos autorais e experimentais em torno do suporte eletrônico desde o final dos anos 1970.
Assista ao vivo no canal do MIS no YouTube.
Sobre o convidado
Walter Silveira (São Paulo, SP, 1955) é graduado em Rádio e TV pela ECA-USP. Desde 1980 é profissional de rádio e televisão, diretor de conteúdo e programação, tendo trabalhado em diversas emissoras em São Paulo, na Bahia, no Rio de Janeiro e em Brasília. Em 1978, iniciou a curadoria independente de várias exposições e eventos de poéticas visuais em São Paulo, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Artista intermídia, realiza projetos autorais e experimentais desde o final dos anos 1970. Em 1980, fundou a TVDO, produtora de vídeo independente que se destacou pela inovação e criatividade, tendo recebido diversas premiações em festivais de vídeo nacionais e internacionais. Fundou a primeira escola de vídeo do país, The Academia Brasileira de Vídeo, entre 1985/1988, um polo articulador e formador das novas propostas das artes eletrônicas em São Paulo. Vários vídeos seus integram a coletânea “Made in Brasil – 30 anos da Videoarte no Brasil”, organizada por Arlindo Machado. Com o poeta Augusto de Campos e o músico Cid Campos, desenvolveu o espetáculo de poesia, música e vídeo “Poesia é risco” (apresentado desde 1996 em várias cidades brasileiras, na França, Suíça, Holanda e Estados Unidos). Desde 2013, com curadoria de Daniel Rangel, tem apresentado uma coletânea de seus trabalhos de poéticas visuais na exposição “Palavra Imagem Walt B. Blackberry”, que já esteve em cartaz em São Paulo, Brasília e Curitiba. Atualmente vive em Brasília.
Sobre a idealizadora
Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e “Arte atual” no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com
SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.
O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).