MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#MISemCASA | VideoArtePapo MIS #26 | Roberto Moreira Cruz

O pesquisador, curador independente e produtor cultural Roberto Moreira Cruz é o convidado desta edição do programa do MIS sobre videoarte.  

Data

07/10/2021

Horários

19h, ao vivo

Ingresso

Gratuito 

Com interpretação em Libras

Quinzenalmente, o MIS apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte conduzido por Marcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. Nesta edição, o convidado é Roberto Moreira Cruz, pesquisador, curador independente e produtor cultural.  

Assista no canal do MIS no YouTube.

* com interpretação em Libras 

Sobre o convidado

Roberto Moreira Cruz é pesquisador, curador independente e produtor cultural. Fez a curadoria de exposições de videoarte como “Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural”, “Cinema sim: narrativas e projeções”, “Expoprojeção 1973-2013" e “Vídeo_MAC”, além da mostra “Vídeo de hoje”. Idealizou e coordenou a produção executiva do “Iconoclássicos”, série de cinco longas-metragens sobre artistas brasileiros, e atuou como consultor da Enciclopédia de Cinema do Itaú Cultural. Possui formação em Comunicação e Cultura (Mestrado, UFRJ, 2001), Comunicação e Semiótica (Doutorado, PUC-SP, 2011) com a tese “Imagens projetadas: Projeções audiovisuais e narrativas no contexto da arte contemporânea”, e pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (MAC-USP, 2019). Foi Professor Assistente nos cursos de Jornalismo e Publicidade na PUC-MG – 1988 a 2001. Como Gerente de Projetos no Itaú Cultural (2001-2011), realizou projetos de pesquisa, mostras, exposições e eventos culturais em geral nas áreas de audiovisual e artes visuais. Foi Diretor Executivo da Sociedade Amigos da Cinemateca (2016-2018) e do Conselho editorial da Enciclopédia de Cinema do Itaú Cultural (2015-2019). Como pesquisador e curador independente, realizou projetos em colaboração com instituições como Oi Futuro, Sesc SP, Itaú Cultural, Sesi SP, Usina do Gasômetro-RS, Palácio das Artes-MG, Centro Cultural Banco do Brasil, MAM-Rio, Fundação Iberê Camargo – RS, Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) entre outras. 

Sobre a idealizadora

Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake. www.marciabeatrizgranero.com 

SOBRE O #MISEMCASA
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O MIS agradece aos patrocinadores e apoiadores da programação, que também apoiam a iniciativa digital #MISemCASA: Kapitalo Investimentos (patrocínio), Cielo (patrocínio), Vivo (patrocínio), TozziniFreire Advogados (apoio institucional), Bain & Company (apoio institucional) e Telhanorte (apoio operacional).

Governo do Estado de SP