MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Moda e modus na Semana de Arte de 22

Curso on-line | 03, 05, 10 e 12 de maio, terças e quintas, das 19h às 21h.

Data

03/05/2022 a 12/05/2022

Horários

03, 05, 10 e 12 de maio, terças e quintas, das 19h às 21h

Ingresso

Descontos 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF); 30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br); Gratuidade na compra do 11º curso; 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF); 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso).

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte de 22, este curso tem por objetivo expor e conceituar, por meio da história da arte, política e social, da teoria de Moda e da literatura, as possíveis relações e diálogos entre a Moda – enquanto fenômeno social, organização da aparência e do gosto – na Modernidade do século 20, e o movimento estético-político da Semana de Arte de 22. Entrelaçando as obras e os modos de vida dos principais artistas da Semana, e partindo da emergência da noção de modernismo na Moda europeia e brasileira do início do século 20, de seus criadores e costureiros, da modernização da mulher e da cidade na cultura de consumo e da sociabilidade em São Paulo – com as publicações femininas e de Moda do período que ofereceram uma nova linguagem para o design gráfico –, e da representação dos estilos, dos gostos e da constituição da personalidade aparente na imprensa, o curso propõe como reflexão última as influências da Semana de Arte de 22 nas criações de estilistas contemporâneos.

Aula 1 | A Moda como fenômeno social, organização da aparência e do gosto na cultura ocidental. Início da ruptura no Brasil: antecedentes coloniais, o fin de siècle, a classe burguesa e a emancipação feminina.

Aula 2 | “A roupa de artista”: a Moda e as vanguardas europeias – dadaísmo, surrealismo francês, expressionismo alemão e o futurismo italiano. A Moda na Semana de Arte de 22, suas cores, linhas, volumes e formas: do art nouveau, art déco às roupas de banho.

Aula 3 | A modernização da mulher na Moda: Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Jean Patou, Lucien Lelong, Madeleine Vionnet, Mariano Fortuny, Albertine e as irmãs Callot, Doucet, Cheruit e Paquin na Recherche de Marcel Proust. Da androginia, do à la garçonne a Tarsila do Amaral e Paul Poiret: a escrita de uma “caligrafia dos gestos” no corpo. “Paulicéia desvairada”: mulheres, consumo e sociabilidade na modernização de São Paulo. E a classe trabalhadora? As costureiras de bairro e vilas;

Aula 4 | A modernização do design nas revistas e o início da fotografia de Moda: de Barão Adolf de Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene a Horst P. Horst. Logo depois: o modernismo de Flávio de Carvalho e o seu new look. Ainda somos modernistas? Leituras das influências do modernismo na moda brasileira: os anos 1960/70, e as coleções de Ronaldo Fraga, Maria Bonita Extra e Alexandre Herchcovitch.

Sobre o professor Brunno Almeida Maia

Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), foi residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É coordenador pedagógico e professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. É autor do livro “O teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance “Lucíola” (1862), de José de Alencar, no livro “Moda vestimenta corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo), e na curadoria e pesquisa da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, da Fundação Ema Klabin.

Condições dos cursos MIS

→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Realização das aulas
Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP