MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra 1º de maio

Celebrando o feriado de 1º de maio, o MIS traz uma seleção de filmes que mostram o trabalhador como figura central de tramas clássicas, cheias de nuances diferenciadas sobre o proletariado em fases diferentes da história da sociedade. A mostra, que tem entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes de cada sessão), exibe três filmes: Tempos modernosSão Paulo S.A. e Braços cruzados, máquinas paradas.

Data

01/05/2018

Horários

terça, às 15h

Ingresso

Gratuito

A

Celebrando o feriado de 1º de maio, o MIS traz uma seleção de filmes que mostram o trabalhador como figura central de tramas clássicas, cheias de nuances diferenciadas sobre o proletariado em fases diferentes da história da sociedade. A mostra, que tem entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes de cada sessão), exibe três filmes: Tempos modernos, São Paulo S.A. e Braços cruzados, máquinas paradas.

15h | Tempos modernos/Modern Times (Dir. Charlie Chaplin, EUA, 1936,87’, comédia/drama, livre, digital)
Um trabalhador de uma fábrica sofre um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Ao se recuperar, encontra a fábrica fechada e, confundido com o líder de uma greve, acaba preso. Saindo da prisão, encontra uma jovem em apuros e a ajuda, e é obrigado a enfrentar a Depressão Americana. Os dois se unem atrás de emprego e vivem uma série de aventuras. Sátira saborosa à vida industrial, Tempos modernos é o primeiro filme em que Chaplin fez uso de efeitos sonoros e a última aparição de Carlitos.

17h | São Paulo, Sociedade anônima (Dir. Luís Sérgio Person, Brasil, 1965, 107’, drama, 12 anos, digital)
Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.

19h | Braços cruzados, máquinas paradas (Dir. Sérgio Toledo Segall e Roberto Gervitz, 1979, 75’, documentário, livre, digital). 
Documentário retrata as atividades de transição do Sindicato dos Metalúrgicos no momento de abertura política do pós-1964, durante o governo de João Figueiredo. Há registros dos primeiros movimentos grevista dessa época e do processo de eleição dentro do sindicato. O longa se situa em um momento histórico de extrema importância na história brasileira.

ENTRADA GRATUITA | MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2018 
O público também pode conferir a recém-inaugurada exposição Maio Fotografia no MIS 2018, programa anual do museu dedicado à fotografia. Este ano o Maio traz cinco mostras: JOF, uma grande retrospectiva de José Oiticica Filho; Retraço que apresenta um amplo panorama da produção de Walter Carvalho, com mais de 80 imagens produzidas ao longo de quase cinquenta anos da carreira de Walter Carvalho; Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia, do norte-americano Sandro Miller, que traz uma série de fotos do ator John Malkovich em releituras de imagens icônicas; Era preciso esperar para saber, do Acervo MIS, e Be Aware da fotógrafa Olga Gaia, selecionada pelo Nova Fotografia 2018. Na terça, 1º de Maio, a entrada é gratuita.

 

Governo do Estado de SP