MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra Anselmo Duarte

Em comemoração aos 50 anos da Palma de Ouro de Cannes concedido ao filme O Pagador de Promessas, o Museu da Imagem e do Som apresenta uma retrospectiva de filmes dirigidos pelo ator, roteirista e cineasta brasileiro Anselmo Duarte.

 

Data

24/07/2012 a 26/07/2012

Horários

24.07 a 26.07, terça a quinta.

Ingressos

É necessário retirar ingresso com 1h de antecedência na Recepção do MIS


 Em comemoração aos 50 anos da Palma de Ouro de Cannes concedido ao filme O Pagador de Promessas, o Museu da Imagem e do Som apresenta uma retrospectiva de filmes dirigidos pelo ator, roteirista e cineasta brasileiro Anselmo Duarte.
 
O Pagador de Promessas, drama brasileiro de 1962, foi baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes e conta a trajetória de Zé do Burro, um homem humilde que enfrenta a intransigência da igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso. Além da Palma de Ouro, O Pagador de Promessas foi laureado com o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1962, e também, concorreu ao Oscar melhor filme estrangeiro.
 
Anselmo Duarte Bento nasceu na cidade de Salto, em 21 de abril de 1920. Começou no cinema como figurante no inacabado filme de Orson Welles, "Its All True" (1942). Com "Carnaval no Fogo" (1949), produzido na Atlântida e dirigido por Watson Macedo, ele se torna um dos maiores galãs que o cinema brasileiro já teve.
 
Em 1951, Anselmo Duarte é contratado pela Vera Cruz. Seu primeiro filme na companhia, como ator, foi "Tico-Tico no Fubá" (1952). Estreia na direção com "Absolutamente Certo" (1957), se revelando como um grande diretor de cinema. Dirigiu outros clássicos do cinema nacional, como Vereda da Salvação. Em 1979, fez uma participação especial na telenovela Feijão Maravilha. Foi membro do júri Festival de Cannes em 1971.
 
 
Dia 24
16h | O Pagador de Promessas [95´]
O Pagador de Promessas, drama brasileiro de 1962, foi baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes e conta a trajetória de Zé do Burro, um homem humilde que enfrenta a intransigência da igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.
 
18h | Vereda de Salvação [100´]
Em Vereda de Salvação, drama datado de 1962, Manoel, líder de um grupo de camponeses, se vê desesperado quando a estrada grande passa pelas terras dos camponeses. Tudo vira uma anarquia e começam a aparecer donos da terra de todos os lados.
 
20h | Absolutamente Certo [ 95´]
Absolutamente Certo é uma comédia romântica de 1957, que conta a história de Zé do Lino, um jovem operário em São Paulo, que trabalha em uma gráfica, ganha pouco e não consegue dar uma condição melhor para o pai doente e nem se casar com a vizinha, sua noiva por dez anos.
 
Dia 25
16h | Vereda de Salvação  [100´]
18h | Absolutamente Certo [95´]
20h | O Pagador de Promessas [95´]
 
Dia 26
18h | O Pagador de Promessas [95´]
20h | Debate com Ricardo Duarte (filho de Anselmo), Rodrigo Pereira, crítico da revista Época e Paulo Duarte, curador da mostra.

Governo do Estado de SP