Data
23/10/2009
Claudio Bueno apresenta Estrelas cadentes, projeto artístico que vêm sendo desenvolvido durante a Residência LABMIS. No encontro, estarão presentes os orientadores Gilbertto Prado, Lucas Bambozzi e Rejane Cantoni.
Claudio Bueno discute o processo que resultou em Estrelas Cadentes, uma instalação multimídia que parte de um “céu” composto por 150 pequenos balões pretos carregados com pó brilhante roxo. O público poderá enviar mensagens com supostos desejos para um celular. Ao receber a mensagem, o aparelho faz acender uma luz azul sobre um dos balões, que estoura, jorrando todo o pó contido dentro dele. Semelhante a uma estrela cadente, desaparece, deixando apenas um rastro de cor no chão do espaço expositivo, como vestígios das presenças, interações e desejos compartilhados pelos visitantes. Dentre outras aberturas, o trabalho reflete sobre a produção de espaços interativos a partir da utilização das chamadas mídias móveis.
Sobre o artista
Claudio Bueno é artista multimídia e mestrando em Artes Visuais na ECA/USP. Seus trabalhos atuam principalmente em torno da arte em mídias móveis, locativas, interfaces, net art e vídeo. Em 2009, exibiu seus trabalhos nas exposições Grau Zero no Paço das Artes, Demasiada Presença na Escola São Paulo, Transitio_MX no México (grupo LAT-23), entre outras. Além da Residência LABMIS 2009, foi contemplado com o Rumos de Arte Cibernética do Itaú Cultural e indicado ao prêmio Sérgio Motta. Em novembro, participará da residência artística Red Bull House of Art no centro de São Paulo.
Conheça o trabalho do artista