MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra de resultados do residente Guilherme Lunhani

Encontro para apresentação do projeto desenvolvido pelo artista na residência do LABMIS. Participação dos orientadores Silvio Ferraz, Tuti Fornari e Wilson Sukorski.

Data

06/11/2009

O artista Guilherme Lunhani, contemplado pelo primeiro edital Residência LABMIS, discute o processo de criação de seu projeto Objeto – Partículas Sonoras. O evento conta também com a presença dos orientadores Silvio Ferraz, Tuti Fornari e Wilson Sukorski.

O trabalho Objeto – Partículas Sonoras utiliza programação em PD (Pure-Data) e compõe-se de uma mesa sensível ao toque sobre a qual serão projetadas pequenas circunferências, que representam visualmente objetos musicais em um espaço. O toque do público na mesa propicia interações físicas entre as circunferências, que são repassadas para o campo musical, possibilitando arrastar e "empurrar" os objetos musicais, modificando em tempo real as posições sonoras em um espaço imersivo. Partindo da investigação do funcionamento do controle da localização sonora em um determinado local, a obra busca mostrar que características físicas são capazes de determinar o caminho do próprio som.

Sobre o artista
Guilherme Lunhani iniciou estudos musicais a partir do cravo. Ao ingressar na Unicamp em 2003, interessou-se por composição, onde começou a produzir música de forma algorítimica, establecendo pequenas regras e compondo de maneira improvisada a partir delas. O contato com tecnologias musicais na universidade, principalmente softwares como PD (Pure-Data) e SuperCollider, ampliou o processo para a produção eletroacústica. O interesse por visualidades na música iniciou-se com a residência artística no LABMIS em 2009, onde começou uma pesquisa interdisciplinar, retratando um lado menos processual e mais sensitivo.

Governo do Estado de SP