MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra Frances McDormand

Mostra em homenagem à premiada atriz e produtora Frances McDormand, que completa 65 anos. Exibição grauita de 15 filmes marcantes em sua trajetória.

Data

08/03/2022 a 13/03/2022

Horários

Confira a programação

Ingresso

Gratuito. Disponibilizado na plataforma INTI a partir do dia 04.03 às 12:00.

Em 2022, o MIS presta homenagem à atriz e produtora Frances McDormand, que completa 65 anos, dos quais mais de 30 foram dedicados ao cinema. Por sua versatilidade e relevância artística como atriz e produtora, Frances sempre esteve à frente de projetos do cinema independente dos Estados Unidos, sendo porta-voz de uma geração de mulheres que lutam por representatividade dentro da criação audiovisual, apontando para a importância da diversidade dentro da indústria cinematográfica.

Para esta Mostra, foram selecionadas obras com atuações marcantes na carreira de Frances McDormand no cinema desde a sua estreia, incluindo a parceria com o grande cineasta Ken Loach no filme Agenda secreta (1990) e longas feitos em parceria com Ethan e Joel Coen, como Queime depois de ler (2008), O homem que não estava lá (2001), Gosto de sangue (1984) e Fargo: uma comédia de erros (1996), filme pelo qual ganhou o primeiro Oscar de Melhor Atriz. Também integram a Mostra produções recentes pelas quais ela foi premiada, como Três anúncios para um crime (2017), que lhe rendeu o segundo Oscar pela atuação, e a produção mais recente, Nomadland (2020), pela qual saiu premiada pela Academia de Artes Cinematográficas como Melhor Atriz e Produtora. Frances McDormand é o reflexo de uma carreira múltipla e que traz em suas criações o olhar e a complexidade de mulheres que transitam o mundo com sua força e desenvoltura frente aos problemas de seu tempo.

 

Frances McDormand

Foi registrada como Cynthian Ann Smith e teve seu nome alterado após adoção, passando a ser Frances Louise McDormand. Nasceu na cidade de Chicago em 1957 e foi criada por um pastor protestante e uma enfermeira aposentada. Em 1982, se formou mestre em Belas Artes pela Escola de Teatro da Universidade de Yale. Sua estreia no cinema aconteceu em Gosto de sangue (1984), filme dos Irmãos Coen, a primeira de uma série de produções feitas em parceria com eles. A atriz e produtora já recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo quatro Oscar, dois Primetime Emmy Awards e um Tony Award.

Confira a programação:

08.03 – terça

19h –  Auditório MIS

Nomadland
Nomadland

dir. Chloé Zhao, EUA, 2020, 108 min, 14 anos

Uma mulher de 60 anos de uma cidade da zona rural do estado de Nevada, Fern, embarca em uma viagem pelo oeste americano. Depois de perder tudo com a Grande Recessão, ela passa a viver como uma nômade dos tempos modernos.

Esta sessão integra o Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa do MIS em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e a Folha de S.Paulo que promove exibição de filmes e debates à luz da psicanálise.

09.03 – quarta

16h – Auditório LABMIS

A vida num só dia
Miss Pettigrew Lives for a Day
dir. Bharat Nalluri, Reino Unido/ Irlanda do Norte, 2008, 92 min, 12 anos

Miss Guinevere Pettigrew, uma governanta de meia-idade, é despedida injustamente. Sem receber indenização e com a ideia de que deve aproveitar a vida, ela aceita o emprego para ser secretária da glamurosa atriz e cantora Delysia Lafosse, que está em crise com sua carreira profissional por conta de três homens que a cercam. Já Pettigrew é apaixonada pelo galã Joe, noivo de sua rival Edythe.

17h – Auditório MIS

Queime depois de ler
Burning After Reading
dir. Ethan Coen e Joel Coen, EUA/ Reino Unido/Irlanda do Norte/ França, 2008, 96 min, 14 anos

Após ser demitido por conta do alcoolismo, o veterano da CIA Osborne Cox decide escrever um livro que expõe o governo. Ao descobrir, sua esposa rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio, e acidentalmente os arquivos param com dois funcionários de uma academia do subúrbio de Washigton, Chad e Linda. Para conseguir dinheiro para a sua cirurgia plástica, Linda resolve chantagear Cox.

19h – Auditório LABMIS

A crônica francesa
The French Dispatch of the Liberty, Kansas Evening Sun
dir. Wes Anderson, EUA/França, 2021, 108 min, 14 anos

Como uma declaração de amor ao jornalismo, o filme é ambientado em um posto avançado de um jornal americano em uma pacata e fictícia cidade francesa no século 20. A narrativa traz crônicas e coleções publicadas na revista The French Dispatch Magazine.

10.03 – quinta

15h – Auditório LABMIS

Terra fria
North Country
dir. Niki Caro, EUA, 2005, 126 min, 16 anos

Baseado em uma história real, o filme conta sobre a vida de Josey Aimes, uma mulher que abandona o marido violento para procurar emprego e sustentar sozinha os dois filhos. Por ser a única mulher a trabalhar em uma mineradora do interior do estado de Minnesota, ela passa a sofrer assédios e investidas sexuais. Com isso, Aimes decide abrir uma ação judicial contra a empresa, dando início a um marco de lutas feministas no país e no mundo.

17h – Auditório MIS

Moonrise Kingdon
Moonrise Kingdon

dir. Wes Anderson, EUA, 2012, 94 min, 12 anos

Nos anos de 1960, em uma pequena ilha na costa da Nova Inglaterra, Sam e Suzy se sentem deslocados das pessoas que convivem com eles. Depois de se conhecerem em uma peça de teatro em que Suzy atuava, os dois começam a trocar cartas. Um dia deixam tudo para trás e fogem juntos. Mas os pais de Suzy, o capitão Sharp e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) vão fazer de tudo para encontrar os dois.

19h – Auditório MIS

Fargo: uma comédia de erros
Fargo
dir. Ethan Coen e Joel Coen, EUA, 1996, 97 min, 18 anos

Em 1987, na cidade de Fargo, Dakota do Norte, o gerente de uma revendedora de automóveis, com problemas financeiros, planeja o sequestro da própria esposa. Ele combina com os sequestradores de dividir parte do valor de resgate pago pelo sogro, mas uma série de acontecimentos não previstos cria uma sequência de problemas, e uma chefe de polícia grávida tenta elucidar o caso.

11.03 – sexta

15h – Auditório LABMIS

Arizona nunca mais
Raising Arizona
dir. Joel Coen, EUA, 1987, 94 min, 12 anos

Um ladrão de lojas de conveniência pede em casamento uma fotógrafa do departamento de polícia com a promessa de que tomaria jeito na vida. Tudo vai bem até descobrirem que ela não pode ter filhos. Após serem recusados por várias agências de adoção, eles decidem roubar um dos bebês do magnata Nathan Arizona.

17h – Auditório MIS

Gosto de sangue
Blood Simple
dir. Ethan Coen e Joel Coen, EUA, 1984, 99 min, 16 anos

Abby é uma mulher casada que foge do marido, um violento dono de bar no Texas. Seu parceiro de fuga é um dos garçons do bar que sempre foi apaixonado por Abby. Contratado pelo marido, entra em cena um detetive para localizar a dupla.

18h – Auditório LABMIS

Agenda secreta​​​​​​​
Hidden Agenda
dir. Ken Loach, Reino Unido/ Irlanda do Norte, 1990, 106 min, 14 anos

Na violenta Belfast dos anos de 1980, Paul Sullivan e sua namorada Ingrid Jessner são dois advogados que atuam com um grupo de direitos humanos. Paul descobre uma conspiração envolvendo o governo de Margareth Thatcher e acaba sendo assassinado. O inspetor Kerringan conta com a ajuda de Ingrid para resolver o caso, e aos poucos ele descobre que está envolto de uma trama mais complexa do que imaginava.

19h – Auditório MIS

Três anúncios para um crime
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

dir. Martin McDonagh, EUA/Reino Unido/Irlanda do Norte, 2017, 115 min, 16 anos

Após o brutal assassinato de sua filha e inconformada com a ineficácia da polícia para encontrar o culpado, Mildred Hayes decide chamar atenção alugando três outdoors em uma estrada de acesso à cidade. Sua ação causa uma série de consequências para a cidade e afeta várias pessoas, especialmente o delegado Willoughby, responsável pelo caso.

12.03 – sábado

15h – Auditório LABMIS

Laurel Canyon – Rua das tentações
Laurel Canyon
dir. Lisa Cholodenko, EUA, 2003, 103 min, 18 anos

Na Rua Laurel Canyon, localizada no coração de Hollywood, vive Jane, uma produtora de discos. Ela está tentando lançar uma banda inglesa que tem como artista Ian, seu amante muito mais jovem. Com a chegada de seu filho Sam e da noiva Alex, as relações ficam conturbadas. Conservadores, eles não aceitam o estilo de vida de Jane, mas aos poucos Alex vai se familiarizando com a vida dos dois.

17h – Auditório MIS

Fargo: uma comédia de erros
Fargo
dir. Ethan Coen e Joel Coen, EUA, 1996, 97 min, 18 anos

Em 1987, na cidade de Fargo, Dakota do Norte, o gerente de uma revendedora de automóveis, com problemas financeiros, planeja o sequestro da própria esposa. Ele combina com os sequestradores de dividir parte do valor de resgate pago pelo sogro, mas uma série de acontecimentos não previstos cria uma sequência de problemas, e uma chefe de polícia grávida tenta elucidar o caso.

18h – Auditório LABMIS

Mississipi em Chamas​​​​​​
Mississipi Burning
dir. Alan Parker, EUA, 1988, 128 min, 16 anos

Em 1964 no Mississipi, Rupert Anderson e Alan Ward, dois agentes do FBI, começam a investigar a morte de três militantes dos direitos civis em uma cidade marcada por segregação racial, onde a violência contra as pessoas negras é uma constante.

19h – Auditório MIS

Quase famosos
Almost Famous
dir. Cameron Crowe, EUA, 2000, 122 min, 14 anos

Um fã ávido por rock’n’roll começa a trabalhar na revista americana Rolling Stone e vai acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Quanto mais ele se envolve na rotina da banda, mais ele perde a objetividade de seu trabalho e logo se vê como parte do cenário do rock dos anos 1970.

13.03 – domingo

14h – Auditório LABMIS

O homem que não estava lá
The Man Who Wasn’t There
dir. Ethan Coen e Joel Coen, EUA, 2001, 111 min, 14 anos

Nos anos de 1940, Ed Crane, um barbeiro infeliz, vive com a esposa Doris. Quando descobre que ela está traindo-o, Ed cria uma trama de chantagem com o objetivo de dar uma lição na esposa. Mas seu plano não dá certo, e uma série de consequências desagradáveis ocorrem.

15h – Auditório MIS

A crônica francesa
The French Dispatch of the Liberty, Kansas Evening Sun
dir. Wes Anderson, EUA/França, 2021, 108 min, 14 anos

Como uma declaração de amor ao jornalismo, o filme é ambientado em um posto avançado de um jornal americano em uma pacata e fictícia cidade francesa no século 20. A narrativa traz crônicas e coleções publicadas na revista The French Dispatch Magazine.

17h – Auditório LABMIS

Três anúncios para um crime
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

dir. Martin McDonagh, EUA/Reino Unido/Irlanda do Norte, 2017, 115 min, 16 anos

Após o brutal assassinato de sua filha e inconformada com a ineficácia da polícia para encontrar o culpado, Mildred Hayes decide chamar atenção alugando três outdoors em uma estrada de acesso à cidade. Sua ação causa uma série de consequências para a cidade e afeta várias pessoas, especialmente o delegado Willoughby, responsável pelo caso.

18h – Auditório MIS

Nomadland
Nomadland

dir. Chloé Zhao, EUA, 2020, 108 min, 14 anos

Uma mulher de 60 anos de uma cidade da zona rural do estado de Nevada, Fern, embarca em uma viagem pelo oeste americano. Depois de perder tudo com a Grande Recessão, ela passa a viver como uma nômade dos tempos modernos.

Governo do Estado de SP