Carregando Eventos

Mostra Janis e o Cinema

Data

18.07

Horário

A partir das 15h

Ingresso

R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)

Local

Auditório MIS (168 lugares)

Classificação

14 anos

O MIS exibe três longas-metragens com menções relevantes na biografia da cantora e compositora Janis Joplin, homenageada com a exposição em cartaz “Janis”. A curadoria foi baseada em indicações da própria Janis, através de suas cartas, entrevistas e relatos de familiares e amigos, nos quais citou os três filmes que serão exibidos em sequência na Mostra Janis e o Cinema

Janis Joplin tornou-se um dos maiores símbolos da contracultura dos anos 1960. Dona de uma voz intensa e de uma presença de palco marcante, a cantora expressava temas como liberdade, vulnerabilidade, paixão e inconformismo, características que dialogavam profundamente com o cinema da época. A seleção dos filmes “Férias de amor” (1955), “Orfeu negro [Orfeu do Carnaval]” (1959) e “Petúlia, um demônio de mulher” (1968) ajuda a compreender o contexto cultural e artístico que antecedeu e acompanhou sua trajetória.  

Programação | Mostra Janis e o Cinema 

15h | Férias de amor  

(dir. Joshua Logan, 1955) 

Filme favorito de Janis, citado diversas vezes, sobretudo na sua juventude. Na trama, Hal Carter (William Holden) é um viajante errante, que chega em uma pequena cidade do Kansas para visitar e tentar conseguir emprego com um rico colega de faculdade, Alan (Cliff Robertson). Porém, ele conhece e se apaixona por Madge Owens (Kim Novak), a linda namorada de Alan. Quando a mãe da jovem sente que esta paixão é correspondida, ela entra em desespero, pois sonha que sua filha se case com o melhor partido da região. 

17h | Petúlia, um demônio de mulher  

(dir. Richard Lester, 1968) 

Longa marcante da vida de Janis em Los Angeles, com direta inspiração estética na personagem de Julie Christie. A banda Big Brother and the Holding Company faz uma participação especial em uma cena do filme, com a música “Road Block”. 

O filme retrata uma socialite infeliz que encontra consolo na companhia de um médico recém-divorciado. 

19h | Orfeu Negro [Orfeu do Carnaval]  

(dir. Marcel Camus, 1959) 

A coprodução entre Brasil, Itália e França, vencedora da Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi o link perfeito para Janis se interessar pelo Brasil e pela cultura do carnaval de rua. 

O filme conta a trágica história romântica entre a jovem Eurídice (Marpessa Dawn) e o motorista e músico Orfeu (Breno Mello). Os dois se conhecem durante o Carnaval no Rio de Janeiro e se apaixonam, mas Orfeu tem uma noiva ciumenta. De acordo com a antiga lenda, o amor do casal é acompanhado de perto pela morte, e ele será capaz de descer aos infernos para salvar a sua grande paixão.