MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra Kevin Macdonald + 21º Cultura Inglesa Festival

Cineasta premiado por sucessos como “O último rei da Escócia” e os documentários “Being Mick” e “Marley” ganha primeira mostra no Brasil durante o 21º Cultura Inglesa Festival.

Data

06/06/2017 a 10/06/2017

Horários

HORÁRIOS> 17h ter a sex 15h sáb

Entre os dias 6 e 10 de junho, acontece no MIS a mostra de cinema Kevin Macdonald – Um olhar plural, que integra a programação do  21º Cultura Inglesa Festival. A mostra chega ao Brasil graças a parceria entre a produtora bigBonsai e a Cultura Inglesa e reúne nove filmes do cineasta escocês com curadoria de Deborah Osborn, sócia e produtora da bigBonsai.

Dentre os filmes selecionados para a primeira retrospectiva brasileira em homenagem ao diretor, estão sucessos de bilheteria como O último rei da Escócia (2006) (Oscar de Melhor Ator para Forest Whitaker, além de ter ganhado 3 BAFTAs de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado) e Munique, 1972: Um Dia em Setembro (1999), que explora um dos maiores atentados terroristas da história do esporte e que ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2000 e o Emmy na mesma categoria. Outros dois documentários aclamados pela crítica poderão ser vistos pelo público paulistano: Marley (2012), biografia do lendário cantor jamaicano Bob Marley, e Being Mick (2001), inédito nos cinemas brasileiros, sobre a vida do astro do rock and roll Mick Jagger.

A programação de cinema do 21º Cultura Inglesa Festival também conta com duas sessões do filme Alguma coisa assim, dos premiados diretores Esmir Filho e Mariana Bastos. Antes dos longas, serão exibidos os curtas-metragens Próxima e A Horta, selecionados por meio do edital anual promovido pela Cultura Inglesa. A programação completa pode ser vista no site www.culturainglesasp.com.br/cif.]

Para participar, basta retirar o ingresso 1h antes na Recepção MIS.

Um olhar plural – Dirigindo documentário e ficção

Paralelamente à mostra, o diretor, que estará no Brasil, dará duas aulas gratuitas na masterclass Um Olhar Plural – Dirigindo documentário e ficção, nos dias 7 e 8 de junho, também no MIS. Na masterclass, o diretor discute e analisa questões fundamentais das diferenças e similaridades na direção de documentário e ficção ao revisitar a sua própria obra. Macdonald, que dirigiu nomes como Forest Whitaker, Russell Crowe e Jude Law, explora temas como a direção de atores e o roteiro no documentário e na ficção, além de tratar sobre obras adaptadas. A lista de selecionados será divulgada na quarta-feira, 1 de junho, no site www.culturainglesasp.com.br/cif.

PROGRAMAÇÃO

06/06 (terça-feira), às 17h

Essa é minha vida (1h41min) – Baseado no premiado livro de Meg Rosoff, o filme conta a história de Daisy, uma garota de Nova York que viaja ao interior da Inglaterra com a sua família para passar o verão. Quando uma guerra se inicia, ela precisa se esconder e aprender a sobreviver sozinha.

Classificação: 16 anos.

Trailer: https://youtu.be/OsgalXgJ7fY

07/06 (quarta-feira), às 17h

Marley (2h25min) – aclamado pela crítica, o longa conta a história do lendário cantor jamaicano Bob Marley desde os primeiros dias de sua carreira até a sua ascensão internacional por meio de raros materiais de arquivo e entrevistas inéditas com amigos e familiares do cantor.

Classificação: 16 anos.

Trailer: https://youtu.be/KuIkYtYi4b0

07/06 (quarta-feira), às 20h

Munique, 1972: Um dia em setembro (1h34min) – esse documentário traz entrevistas com terroristas palestinos responsáveis pelo ataque à atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de Munique  em 1972. Com imagens de arquivo da época, oficiais ainda vivos comentam um dos maiores traumas do conflito israelo-árabe.

Classificação: 16 anos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WUax6vEEdac

08/06 (quinta-feira), às 17h

O Último Rei Da Escócia (2h03min) – narra a história de um médico escocês que parte para Uganda e, após a sua chegada, conhece o ditador Idi Amin Dada, que lhe oferece a oportunidade de ser o seu médico. Ele aceita a oferta e passa a fazer parte do cotidiano de um dos mais terríveis ditadores da África.

Classificação: 16 anos.

Trailer: https://youtu.be/9s7W_RYlZuA

08/06 (quinta-feira), às 20h

Mar Negro (1h54min) – o filme conta a trajetória do capitão Robinson que tem a missão de encontrar um submarino naufragado, o qual carrega um valioso tesouro nazista. Para isso, ele conduz seu submarino em uma viagem claustrofóbica no Mar Negro.

Classificação: 12 anos.

Trailer: https://youtu.be/mfNsxU5XBRA

09/06 (sexta-feira), às 17h

A Águia da Nona Legião (1h54min) – trata-se de uma aventura histórica que conta a jornada de jovem centurião que vai à Roma para tentar solucionar o mistério do desaparecimento da Nona Legião nas montanhas da Escócia e restaurar a reputação de seu pai, que comandava aquele pelotão.

Classificação: 14 anos

Trailer: https://youtu.be/4b2o8clwyjc

09/06 (sexta-feira), às 20h

Intrigas de Estado (2h07min) – um congressista americano é visto por seu partido como um candidato em potencial para o futuro e tem vida investigada por um repórter veterano após a trágica morte de sua assistente, quando segredos impactantes são revelados.

Classificação: 14 anos

Trailer: https://youtu.be/UJ2OpcUwdjc

10/06 (sábado), às 15h

Vida em um dia (1h35min) – esse filme foi feito com o produtor e diretor Ridley Scott. É um documentário transmídia de um registro da vida de 80 mil pessoas, que colocaram num único dia suas imagens pessoais na plataforma YouTube.

Classificação: livre

Trailer: https://youtu.be/OsgalXgJ7fY

10/06 (sábado), às 17h

Being Mick (62min) – conta a história da vida do astro do Rolling Stones, Mick Jagger. A maioria das imagens foi filmada pelo próprio cantor, que usou uma handycam para mostrar o seu dia-a-dia, a gravação de seu álbum “Goddess in the Doorway” e momentos informais com o ícone Elton John e a atriz Kate Winslet.

Classificação: 16 anos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rrixtAkg5B0

Mais sobre Kevin Macdonald

Diretor escocês de 49 anos e vencedor de dois Oscars, é um dos mais reverenciados diretores de sua geração. Premiado nos mais consagrados festivais de cinema do globo, trabalha com documentários revigorantes e ficções inspiradoras. Em 2006, O Último Rei da Escócia levou o prêmio da Academia de Melhor Ator para Forest Whitaker, além de 3 BAFTAs de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. Tocando o Vazio ganhou o prêmio de Melhor Filme no The Evening Standard British Film Awards e no BAFTA, sendo que, neste último, foi o primeiro documentário a vencer uma ficção na história da premiação. Já Munique, 1972: Um Dia em Setembro, que explora um dos maiores atentados terroristas da história do esporte, ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2000 e o Emmy na mesma categoria. Na sequência, Kevin foi considerado o Melhor Diretor pelo festival indie de cinema British Independent Film Awards. O diretor recebeu excelentes críticas pelo documentário Marley, biografia do lendário cantor jamaicano Bob Marley. Recentemente dirigiu o documentário Sky Ladder: The Art of Cai Guo-Qiang para o Netflix, sobre o artista contemporâneo chinês Cai Guo-Qiang. Atualmente prepara um documentário sobre a cantora Whitney Houston.

Sobre o Cultura Inglesa Festival

Já parte do calendário dos grandes eventos de São Paulo, o Cultura Inglesa Festival promove todo ano o intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido. São shows de bandas internacionais, peças de teatro para adultos e crianças, espetáculos de dança, exposição de artes visuais, exposição de multimídia e mostras de cinema, com muitos artistas brasileiros e britânicos. E o melhor, gratuito! Desde sua 15ª edição, quando o Festival se expandiu e abriu suas portas para toda a cidade, ele passou a promover mais de 100 eventos para quase 100 mil pessoas todo ano! Parte da programação do Cultura Inglesa Festival continua sendo composta por obras inéditas advindas do edital que a Cultura Inglesa promove anualmente no segundo semestre.

Governo do Estado de SP