MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica – 19nov

Integrada à Celebração da Consciência Negra, a mostra traz curtas e longas-metragens que abordam a ação e a representação do negro dentro da historiografia do cinema brasileiro.

Data

19/11/2009

Horários

16h e 19h

Retirar ingresso a partir de 1h antes da exibição.

16h – Programa 1

Hip Hop África Brasil, Apenas um Oceano entre Nós (2007), 38 min,  dir: Daniel Fagundes, Diego FF Soares e Montanha (NCA na Rede)
Sinopse: O registro do intercâmbio Cultural feito pelo grupo Faso Kombat de Burkina Faso com o grupo Z`Africa Brasil entre outras personalidades do Rap Brasileiro, revela que um oceano não separa a força da cultura Africana.

Respeito é para quem tem (2003), 3 min, dir: Tatiana Lohman
Sinopse: A idéia deste clipe era gravar com Sabotagem na favela do Canão, onde nasceu, e também nos cemitérios onde estão enterrados seus amigos de infância e adolescência. Logo após o início das filmagens, ele foi assassinado. Este videoclipe presta uma homenagem ao rapper paulista.

Sabotage (2003), 29, video dvd, dir: Tiago Barbini, Ivan Vale Ferreira e Pedro Caldas
Sinopse: Falando de dentro da favela do Canão, o rapper Sabotage discute a infância, o ócio, a rua, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro, como uma     antena que capta e emite realidade em todas as direções.

Geraldo Filme (1998), 52 min., direção: Carlos Cortez
Sinopse: Um mergulho no universo do samba e da cultura negra paulista a partir da obra do compositor Geraldo Filme

19h – Programa 2

convidados: Coletivo Frente Três de Fevereiro, Coletivo NCA na Rede  e Willen Dias

Imagens de uma vida simples (2006), 30 min, 2006, dir: Daniel Fagundes
Sinopse: Um registro da vida e obra de Solano Trindade (poeta negro, poeta do povo), através de relatos de seus amigos e parentes. Como pano de fundo a cidade de Embu das artes, cenário de ebulições artísticas e movimentações culturais que mostram ainda hoje a marca de Solano Trindade.

Zumbi somos nós (2006), 52 min, dir:  Frente Três de Fevereiro
Sinopse: Manifesto poético sobre o racismo, por meio da ação direta da Frente 3 de Fevereiro, que culmina na intervenção artística durante a Copa da Alemanha.

Além de café petróleo e diamantes (2007), 15 min, dir: Marcelo Trota
Sinopse: Através dos depoimentos de dois artistas angolanos, a recente imigração deste povo e seus motivos são colocados em foco. Ironicamente, povos africanos que outrora foram trazidos a força para a América, agora migram para o Brasil por livre escolha e sentem o impacto do reencontro com a sua africanidade enraizada em nossa cultura.

Enquadro – Episódio 1: Domingas (2008), 6min, dir: Coletivo Casadalapa
Sinopse: Personagens anônimos que contam através de sua existência a alma dos bairros desta cidade são o mote para esta HQ Urbana, as redes não virtuais entre personagens reais. Um processo coletivo, que reúne cerca de 30 artistas, entre eles grafiteiros, artistas plásticos, webdesigner, fotógrafos, videomakers, roteiristas, montadores de cinema, produtores musicais, djs, produtores, figurinistas e atores. Todos reunidos para contar, desenhar, esculpir, fotografar, gravar, editar, costurar, interpretar, uma única história.

Governo do Estado de SP