MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica – 22nov

Integrada à Celebração da Consciência Negra, a mostra traz curtas e longas-metragens que abordam a ação e a representação do negro dentro da historiografia do cinema brasileiro.

Data

22/11/2009

Horários

17h e 20h

Retirar ingresso a partir de 1h antes da exibição.

17h – Programa 7

A Negação do Brasil, (2000), 91 min, dir: Joel Zito Araújo
Sinopse: O documentário enfoca os tabus e estereótipos raciais. Uma história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela, o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira.

O Moleque (2004), 13 min., direção: Ari Cândido Fernandes.
Sinopse: Tião é pobre e negro, mas tem orgulho de sua mãe, a melhor lavadeira da região. Ele sai para pescar com Pedrinho, seu único amigo. Todos os outros moleques adoram lhe dar apelidos, por causa da cor de sua pele, o que provoca a sua ira e a preparação de sua vingança.

20h – Programa 8

O Dia em que Dorival encarou a Guarda (1986), 14 min, dir: Jorge Furtado
Sinopse: Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.

Sabotage, um bom lugar, 08 min, dir: Beto Brant e Willem Dias
Sinopse: Videoclipe da música "Um Bom Lugar" de autoria do rapper Sabotage

Preto e Branco (2004), 73 min, dir: Carlos Nader
Sinopse: Documentário de um dos mais importantes videoartistas do Brasil, em que episódicas relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo levantam questões pouco discutidas sobre o modelo racial brasileiro.

Governo do Estado de SP