MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica

Integrada à Celebração da Consciência Negra, a mostra traz curtas e longas-metragens que abordam a ação e a representação do negro dentro da historiografia do cinema brasileiro.

Data

19/11/2009 a 22/11/2009

Horários

19nov a 21nov, 16h e 19h; 22nov, 17h e 20h

Retirar ingresso a partir de 1h antes da exibição.

Com a curadoria de Marco Meirelles e Max Fagotti, e integrando as ações de Celebração da Consciência Negra, o MIS realiza mostra audiovisual que aborda o papel do negro na ação cinematográfica. Após a exibição, artistas, cineastas e educadores participam de conversas com o público, promovendo a reflexão sobre a atividade audiovisual realizada por negros de diferentes gerações em diversos contextos de produção.

Composta por oito programas, a mostra faz um recorte da historiografia cinematográfica brasileira desde a década de 1960, com aproximação do olhar tanto para obras de cineastas negros quanto para aquelas que apresentam o negro como personagem. Essa alternância de pontos de vista e a abrangência temporal da mostra permitem uma reflexão mais aprofundada de como o negro foi representado e se representou no decorrer das últimas cinco décadas.

Sobre os curadores
Marco Meirelles é cientista social (FFLCH-USP), pesquisador de cinema e realizador audiovisual.
Max Fagotti é psicólogo (UNESP-Assis), pesquisador de cinema e realizador de vídeos e integrante do Coletivo CoMfuZão.

Governo do Estado de SP