MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Mostra Steve McQueen

Celebrando os 50 anos do diretor britânico, o MIS exibe os longas Shame, 12 Anos de Escravidão e A Viúvas

Data

20/11/2019

Horários

Consultar programação

Ingresso

Gratuito

Para comemorar os 50 anos do cineasta Steve McQueen, o MIS exibirá três de seus principais longas-metragens no dia 20 de novembro (feriado de Dia da Consciência Negra da capital paulista). A mostra homenageia o grande diretor inglês, que se especializou em dramas sobre traumas familiares e situações limite, com os filmes: Shame, As Viúvas e 12 anos de escravidão – produção que lhe rendeu o Oscar em 2014 de Melhor Filme.

 

As sessões acontecem no Auditório MIS (172 lugares) e os ingressos, gratuitos, devem ser retirados com 1h de antecedência na recepção. Confira, a seguir, a programação completa da Mostra Steve McQueen:

 

14h – Shame (Shame, Diretor: Steve McQueen, 101 minutos, cor, 2011, Reino Unido,16 anos). – Brandon (Michael Fassbender) é um homem bem sucedido que mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina sexual acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy (Carey Mulligan) aparece de surpresa e pretende morar com ele.

 

16h – 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, Dir: Steve McQueen, 134 minutos, cor, 2013, EUA – Reino Unido, 14 anos) – 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um a sua maneira, exploram seus serviços.

 

18h30 – As Viúvas (Widows, Dir: Steve McQueen, 129 minutos, cor, 2018, EUA – Reino Unido, 16 anos)  – Um assalto frustrado faz com que Harry Rawlins (Liam Neeson) e sua gangue sejam mortos pela polícia e o dinheiro que roubaram seja destruído pelas chamas. Isto faz com que a viúva de Harry, Veronica (Viola Davis), seja cobrada para que a quantia roubada seja devolvida. Pressionada, ela encontra um caderno de anotações de Harry que prevê em detalhes aquele que seria seu próximo golpe. Veronica então decide realizar o roubo, tendo a ajuda das demais viúvas dos mortos no assalto frustrado.

Governo do Estado de SP