Data
12/09/2012 a 31/10/2012
Horários
quartas e sextas-feiras das 9h às 12h
Ingresso
R$ 120,00
O curso é voltado a músicos que trabalham com composição e performance de música eletrônica computacional, desenho sonoro, interatividade e tecnologia musical em geral.
O aluno aprenderá a programar e desenvolver controladores e processadores de efeitos baseados em técnicas avançadas de DSP, sem necessitar de conhecimento prévio em programação. A principal plataforma didática e de desenvolvimento é o Pure Data (Pd), um ambiente de programação visual amigável em que um material didático interativo, combinando teoria e prática, foi desenvolvido para o curso. Um segundo material didático de programação em Pd também é fornecido pelo professor para que o aluno adquira boa fluência durante o curso. O principal objetivo do curso não é focar na sintaxe e programação em Pure Dara. Portanto, apesar de ser a principal plataforma didática e de desenvolvimento, programar em Pd não é um requisito, e outros softwares também podem ser retratados como ambiente de desenvolvimento e empregados de modo integrado ao Pd como Host, Plug-Ins e Controladores. O único requisito é que o aluno esteja familiarizado com um ambiente de programação como o Pd e esteja ciente dos desafios e interessado em aprender a programar.
O aluno será encorajado a trazer ideias e projetos criativos a serem desenvolvidos no curso, que fechará com um concerto dos alunos em solo ou em grupo no auditório do MIS.
Sobre o professor: Alexandre Torres Porres é músico, compositor e Doutor em Computação Musical pela USP. Atua em diferentes meios de produção musical e também colabora com projetos multimídia. Também trabalha com organização de eventos e festivais, tendo sido o principal organizador da Convenção Internacional de Pure Data no Brasil em 2009.